Secretaria de Saúde realiza 200 mamografias por mês

0

ITATIAIA
Faltando menos de uma semana para o fim do mês e, consequentemente, de encerramento da Campanha Outubro Rosa, de conscientização e combate ao câncer de mama e de colo do útero, a Secretaria de Saúde registra um saldo positivo na realização dos exames de mamografia no município. De acordo com dados do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança, Adolescente e Aleitamento Materno (PAISMCA), não há demanda reprimida no município que disponibiliza mensalmente 200 vagas para a realização do exame.
Para a coordenadora do PAISMCA, Graziele Freitas, a situação apresentada no município é motivo de comemoração. “Desde o início do mês estamos com uma série de atividades em nossas unidades em alusão ao Outubro Rosa.A mamografia é uma medida eficaz e simples que contribui muito para o diagnóstico precoce da doença e aqui os agendamentos são realizados via ESF de referência de cada paciente, e o exame é feito na Policlínica Central. Temos pacientes que o câncer de mama foi detectado através de mamografia realizada na cidade e que está em tratamento. Temos casos ainda de pacientes que trataram e se salvaram”, explicou a Coordenadora.
As ações e orientações foram específicas para a mulher, criança e adolescente, com o objetivo de garantir a qualidade de vida e a humanização no atendimento e acolhimento a esses pacientes.
O mamógrafo funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, no setor de Ginecologia da Policlínica Central. Segundo a Coordenadora, são realizados 10 exames por dia, o que totaliza 50 exames semanais e 200 mensais.
MINISTÉRIO DA SAÚDE RECOMENDA
De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, a mamografia de rastreamento, quando não há sinais nem sintomas, deve ser realizada a cada dois anos em mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Mas em casos específicos, como histórico familiar da doença, a recomendação dos médicos é que a avaliação seja feita antes dos 35 anos. O Ministério preconiza ainda que o tempo entre a detecção da doença e o início do tratamento seja de até 60 dias.
A moradora Tânia Dias disse que já fez o exame de mamografia outras vezes, mas era a pela primeira vez que fazia na Policlínica Central. “Tenho 60 anos, então estou na idade que os médicos recomendam a realização do exame. Estou surpresa com a rapidez com que marcaram o exame. Sou paciente da ESF Centro e agendaram a mamografia para hoje, menos de 10 dias desde que a médica solicitou o exame. É sempre bom prevenir e fazer o exame de toque porque ele funciona, mas para quem, assim como eu, tem mama grande acaba sendo um pouco mais difícil de sentir, então a mamografia é muito importante. Fui muito bem atendida aqui”, contou Tânia.
EXAMES ÀS MULHERES
Atualmente, são ofertados na cidade exames específicos a Saúde da Mulher como Preventivo, Mamografia, Histeroscopia, Colposcopia, laboratoriais, Paag, Paaf, Estereotaxia, Core Biópsia, Biópsia de Cólo, etc. Além dos exames periódicos de mamografia, é importante que as mulheres realizem o autoexame através da palpação das mamas e observem atentamente a existência de caroços ou alterações de aparência. Ao sinal de qualquer anormalidade deve-se procurar imediatamente um médico na unidade de saúde.
Diagnosticada com câncer de mama avançado, Adair Silveira, contou que descobriu um nódulo na mama em 2006 ao fazer o autoexame. “Logo procurei o médico que solicitou os exames e a biopsia. Quando o resultado chegou vimos que era realmente câncer de mama e maligno. Tive que fazer a mastectomia total, quimioterapia e radioterapia. Hoje eu estou muito bem e o Senhor esteve sempre à frente de tudo, me dando muita força”, contou. O Setor de Mamografia funciona na Clínica da Mulher (Ginecologia), junto a Policlínica Central, na Avenida dos Expedicionários, nº175, Centro.

Deixe um Comentário