ITATIAIA
Para marcar a Campanha “Outubro Rosa” de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, a Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Saúde do município, preparou várias ações durante todo este mês.
Segundo a diretora de Atenção Primária de Itatiaia, Andreza Vidal, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade estão previstas palestras sobre o tema, rodas de conversa com as pacientes e atividades para os profissionais da rede básica.
Nesta quarta-feira, dia 9, no Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros, haverá, no refeitório, um café, com bate-papo, para repassar orientações sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de colo do útero. Entre os dias 14 a 18, as funcionárias da unidade vão receber a visita de uma profissional da área de maquiagem e cuidados com a pele, além de poderem realizar o exame de Papanicolau – procedimento ginecológico comum para identificar lesões precursoras do câncer do colo do útero.
Já no dia 19, será uma data especial em todas as Unidades Básicas de Saúde. Entre 8 às 13 horas, com a realização de coleta de preventivo. As equipes eMULTI da rede pública, compostas por profissionais de saúde de diferentes áreas de conhecimento, prepararam atividades para as pacientes. “Aproveitamos a oportunidade para fazer a consulta da mulher, com a realização do exame preventivo para diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, disponibilizando exames de mamografia”, explica Andreza.
No dia 10, às 9 horas, haverá ações na UBS da Vila Magnólia, e no dia 15, no mesmo horário, na unidade do Campo Alegre. No dia 22, às 9 horas, as atividades acontecem no Campo Alegre 1, e no dia 24, às 9h30min, será a vez da unidade de Maromba. Dia 29, às 9 horas, vamos realizar atividades para as pacientes da Vila Flórida e, dia 30, será a vez da UBS do Centro da cidade. Fecharemos a programação de ações no dia 31, às 9 horas, na unidade do bairro Marechal Jardim.
A diretora de Atenção Primária de Itatiaia reforça a importância de as pacientes procurarem as unidades de saúde para agendarem a coleta de preventivo. “A agenda vai funcionar em horário estendido, à noite, em algumas unidades. Vale sempre ressaltar a necessidade da conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero”, disse Andreza.
DADOS DO INCA
Os dados do Inca mostram que o câncer de mama é o tipo mais frequente em mulheres, após o câncer de pele.
O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis. “O câncer do colo do útero, por sua vez, é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de mama, e a principal causa de morte por câncer entre mulheres em muitos países. No Brasil, é o terceiro tumor mais incidente na população feminina com 17 mil novos casos por ano no triênio 2023 – 2025, correspondendo a uma taxa de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres. Reforçamos a importância de as pacientes procurarem a unidade mais próxima de sua casa, para agendar seu preventivo”, explica a diretora.