PORTO REAL
Visando a elaboração do Protocolo Municipal de Triagem Neonatal, a Secretaria de Saúde do município realizou um encontro com profissionais de diversos setores da área da Saúde na segunda-feira, dia 24. Entre os temas abordados, os que englobam as Triagens Neonatais Universais, como: “Testes do Pezinho, Olhinho, Orelhinha, Coraçãozinho e Linguinha”. O encontro acontece na sede da Secretaria de Saúde, no Centro da cidade.
Participaram da reunião os representantes da Maternidade de Porto Real, o médico, Wilson Ramos e a enfermeira Edcarla Almeida; as enfermeiras Maria Lúcia, Angelina Alves e Ingrid Resende, Casa da Mulher, Policlínico do Acácias e Saúde da Criança, respectivamente; Verônica Helena, do Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT); Rachel Bello, da Atenção Básica; Raphaela Casemiro, da Vigilância Epidemiológica; Roberta Dos Santos, do Controle e Avaliação e Fábio Ghetti, do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Segundo a subsecretária de Saúde, Ana Carla Carvalho, o objetivo do encontro foi a otimização no atendimento prestado nas unidades municipais para melhorar o acesso para a realização dos testes. “Dessa maneira iremos assegurar que os exames sejam feitos em todos os recém-nascidos nos períodos recomendados, com foco na prevenção e permitindo identificar distúrbios e doenças congênitas em tempo oportuno”, explica Ana Carla.
O prefeito Alexandre Serfiotis reforçou a importância das reuniões de equipe, principalmente para ampliar o atendimento realizado no município. “Com a antecipação e a realização correta desses exames, podemos realizar o acompanhamento e tratamento para diminuir ou eliminar os danos associados a eles. Além de garantir que nossas crianças possam crescer com segurança”, disse Serfiotis.