Secretaria de Saúde inicia atividades da Campanha Novembro Azul  

0

BARRA MANSA

A Secretaria de Saúde preparou uma programação voltada para a saúde da população masculina. Durante todo o mês as unidades de saúde do município realizarão a campanha do Novembro Azul, iniciativa que visa alertar o público masculino sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. A doença é um dos tipos de cânceres mais comum entre os homens, e, se não tratada a tempo, pode levar a morte. As unidades de saúde oferecerão também testes rápidos para sífilis, vacinação, solicitação de exames, pesagem do bolsa família e planejamento familiar.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos em decorrência ao câncer de próstata. Este é o segundo câncer que mais mata homens no mundo. A estimativa é de que 68.220 mil novos casos surjam até 2019. Ele é considerado câncer da terceira idade, já que a cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

De acordo com a coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), Williana Cardoso de Brito, no decorrer do mês todos os postos de saúde do município estará realizando a atividade de sala de espera relacionada à saúde do homem, com apoio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf). “Quando o câncer é diagnosticado no início a chance de cura do paciente é de 90 a 95%”, explicou, acrescentando que, o Hospital do Câncer de Barra Mansa atende 166 casos de homens com câncer de próstata. “Deste número, 97 são pessoas do município, mas essa estatística tende a aumentar caso o preconceito e a falta de informação continue sendo maior que a vontade de ter uma vida saudável”, completou.

LEVANTAMENTO SOBRE O OUTUBRO ROSA

Mês passado foi realizado o Outubro Rosa, de acordo com Williana houve uma mobilização muito grande da população. Foram realizados cerca de dois mil exames preventivos no colo do útero e mil mamografias. Porém apesar da grande adesão, muitas pessoas que fazem o exame não vão buscar o resultado. “A campanha tem uma força e uma visibilidade nacional gigantesca, a Secretaria de Saúde oferece a custo zero, e ainda assim muitos não se preocupam em buscar o resultado. Nesse casos não há o que fazer”, concluiu.

Deixe um Comentário