Secretaria de Saúde incentiva a amamentação em todas as unidades de Saúde de Vassouras

0

VASSOURAS
Agosto Dourado será de palestras, orientações e rodas de conversa sobre a importância do aleitamento materno em Vassouras. O mês é de incentivo à amamentação e, para reforçar a data, dentro das programações do Agosto Dourado, a Prefeitura de Vassouras, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza uma série de atividades cujo tema será “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”, reunindo mamães e bebês. A programação iniciou ontem, dia 16, e será encerada no dia 31, às 10 horas, na Clínica da Família Grupo de Gestantes, com a enfermeira Rose Brandão Honório.
No decorrer do mês, o público-alvo terá acesso à palestras, rodas de conversa, café da manhã, entre outras ações, destinadas a orientar as mães sobre o aleitamento materno como única forma de alimentação até o sexto mês de vida da criança, tendo em vista que ele é fundamental para o crescimento e desenvolvimento saudáveis.
Segundo informou a secretária Municipal de Saúde, Larissa Vieira, o leite materno contém todos os nutrientes necessários para o bem estar dos bebês. Disse ainda eu ele é de fundamental importância para facilitar a digestão, hidratação e proteção dos recém-nascidos contra doenças infecciosas e alergias, bem como melhora a resposta à vacinação e diminui as chances de mortalidade infantil. “A amamentação protege ainda as mães contra alguns tipos de câncer, ajuda na recuperação pós-parto, reduz a depressão, entre outros”, finalizou a secretária.
LEI
Instituído pela Lei nº13.435/2017, agosto também passou a ser considerado o mês do aleitamento materno no Brasil. Intitulado como Agosto Dourado, o movimento visa promover ações que estimulem a prática. A cor dourada foi selecionada para representar o padrão ouro de qualidade do leite materno.
De acordo com o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), em 2020, 54% dos bebês de até 6 meses receberam aleitamento materno exclusivo em 2020. O indicador retrata o aumento de um ponto percentual comparado a 2019, quando a taxa nacional ficou em 53%.
PROGRAMAÇÃO
Dia 16, às 14h – Clínica da Família – Bate papo com as gestantes sobre o fortalecimento do Aleitamento Materno e introdução alimentar .
Dia 18, às 13h30 – Estratégia Saúde da Família Santa Amália- Roda de Conversa com a equipe multiprofissional e gestantes para incentivo à amamentação.
Dia 23 – Unidade Básica Saúde de Piraui – Roda de conversa com gestantes para orientações e esclarecimentos sobre aleitamento materno.
Dia 24, às 9h – Estratégia Saúde da Família Residência/ Mancusi – café da manhã com o tema: Fortalecer a Amamentação: educando e apoiando.
Dia 24, às 10h – Estratégia Saúde da Família Itakamosi – palestra sobre incentivo ao aleitamento materno exclusivo para as gestantes e puérperas.
Dia 25, às 9h – Estratégia Saúde da Família Massambará- sala de espera para gestantes ” Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”.
Dia 29, às 10h – Unidade Básica de Saúde – Esquina da Alegria- Roda de Conversa com puérperas e gestantes para incentivo ao aleitamento materno e primeiros cuidados com os dentes dos bebês, com o dentista Hugo Morelli.
Dia 31, às 10h – Clínica da Família Grupo de Gestantes com a enfermeira Rose Brandão Honório.