Morador do bairro Vista Alegre, em Barra Mansa, é diagnosticado com febre maculosa

Por Lara Salles

BARRA MANSA

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, confirmou nesta terça-feira, dia 8, um caso positivo de febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato-estrela (Amblyomma cajennense). A vítima é um idoso de 64 anos, morador do bairro Vista Alegre.

De acordo com as informações divulgadas com exclusividade ao A VOZ DA CIDADE, o homem relatou ter notado a presença do carrapato na pele após uma pescaria as margens do Rio Paraíba do Sul, no mesmo bairro em que reside.

No entanto, a Secretaria de Saúde informou que foi notificada sobre o caso suspeito no dia 30 de julho e que o idoso ficou internado na Casa de Saúde Santa Maria, com queixa de febre e alterações respiratórias após chegar da cidade de Arantina, Minas Gerais. Durante esse período foram realizados exames que confirmaram o diagnóstico.

A prefeitura reforçou que o paciente se encontra em bom estado de saúde, em casa e sendo acompanhado pelas equipes da Vigilância Epidemiológica e Gerência de Atenção Primária.

Ainda, segundo informações da Secretaria de Saúde, outros dois casos foram notificados, porém após analise do material colhido e enviado ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen), as suspeitas foram descartadas.

Sobre a doença

A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida pela picada do carrapato estrela, que na fase adulta é marrom e tem o tamanho de um feijão verde. O parasita depende de sangue de outros seres para sobreviver. Seus hospedeiros podem variar de região para região, podendo ser encontrado em cachorros, gatos, cavalos, bois e capivaras, que são os mais comuns.

A doença não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa pelo contato, e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta. Em humanos, a enfermidade caracteriza-se por febre e máculas (manchas) vermelhas no corpo. Além disso, há sinais de fraqueza, dor de cabeça, muscular e nas articulações, tudo de início súbito.

Se não for tratada, pode levar à morte rapidamente. Se diagnosticada rapidamente e tratada com antibiótico nos três dias iniciais de manifestações clínicas, a doença tem cura. Porém, depois que a bactéria se espalha pelas células que formam os vasos sanguíneos, o caso pode se tornar irreversível.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos