>
728x90 megacidadania

Secretaria de Proteção e Bem-Estar dos Animais recebeu mais de 100 denúncias de maus tratos

Em um balanço divulgado ao A VOZ DA CIDADE a nova pasta da administração de Barra Mansa também registou 251 ocorrências e fez quase 150 recolhimentos

Por Roze Martins
a 65 cidades secretaria de proteção e bem estar dos animais recebeu mais de cem denúncias de maus tratos foto divulgação
bnr am aniv resende 970x150

BARRA MANSA

Implantada em Barra Mansa em maio deste ano, por meio de um projeto de autoria do Executivo, a Secretaria de Proteção e Bem-Estar dos Animais fez um balanço dos seis primeiros meses de funcionamento e sobre as principais demandas atendidas nesse período. A pasta foi criada com a missão de implantar e desenvolver ações, projetos, medidas de prevenção e controle de doenças e normas para proteção dos direitos dos animais. Conforme disse o secretário da pasta, Alexandre Caneda, ao A VOZ DA CIDADE, as denúncias de maus-tratos representam um dos principais atendimentos e somam 102, no total.

“As denúncias de maus-tratos se destacaram, exigindo ações rápidas e efetivas para assegurar o bem-estar dos animais e promover conscientização sobre a importância do cuidado responsável”, comentou Caneda. O secretário destacou ainda que outra grande demanda foi a procura pelos serviços relacionados aos procedimentos de castrações, o que segundo ele reflete na necessidade da população em controlar a reprodução de animais domésticos e prevenir o abandono.

“Essas áreas têm sido o foco dos atendimentos e dos recursos da Secretaria.  Realizamos, em média, cerca de 320 castrações por mês, oferecendo suporte e cuidados contínuos para os animais. Além disso, aproximadamente 2.800 castrações serão realizadas anualmente, ajudando a controlar a população de animais e promovendo a saúde e bem-estar deles. Esses números refletem nosso compromisso em proporcionar um atendimento de qualidade e atuar de forma efetiva no cuidado com os animais”, disse Caneda, ao informar que a pasta também registrou 251 ocorrências e 149 recolhimentos nos últimos meses.

Parceria com as Ongs

Conforme disse Alexandre Caneda, a Secretaria de Proteção Animal tem trabalhado em parceria com as Ongs do município e isso tem sido fundamental para o alcance das ações da pasta. Segundo ele, alguns processos estão sendo alinhados e a equipe tem colocando ordem com algumas dessas organizações, principalmente no que diz respeito ao apoio para castração e adoção de animais. “Essas parcerias permitem que as Ongs auxiliem na identificação de animais que necessitam de castração e promovam a adoção responsável, facilitando o encaminhamento desses animais para lares seguros e comprometidos. Essa colaboração fortalece nosso trabalho e ajuda a alcançar mais pessoas e animais na comunidade”, destacou o secretário.


Considerando que hoje em dia existe uma grande preocupação com a pauta que envolve o cuidado animal, Caneda falou sobre a importância da criação da Secretaria de Proteção e Bem-Estar dos Animais, que conforme destaca desempenha um papel essencial, nesse contexto, promovendo políticas públicas e conscientizando a população sobre a responsabilidade na guarda e no tratamento ético dos animais.

“Ao atender demandas como castrações, resgates e combate aos maus-tratos, a Secretaria atua para reduzir o abandono, controlar a população de animais de rua e fomentar uma cultura de respeito e cuidado animal. Isso reflete o compromisso da administração com uma sociedade mais ética e consciente, onde a vida e a dignidade animal são respeitadas”, comentou.

Hospital Municipal Veterinário

Para o próximo ano, Caneda adiantou que a prioridade da pasta é a conclusão do Hospital Municipal Veterinário, que já está em construção e permitirá oferecer serviços de saúde essenciais para os animais, com estrutura adequada e profissionais qualificados. Além disso, o secretário  acrescentou que existe o planejamento de aumentar os investimentos em 2025,  visando aprimorar ainda mais os serviços da Secretaria, que ainda não possui um fundo próprio para investimentos exclusivos na causa animal.

“Ainda não temos um fundo próprio, mas estamos trabalhando em parceria com outras secretarias para garantir os recursos e serviços necessários para atender melhor os animais. Como a Secretaria é uma iniciativa nova em nossa cidade, esse suporte intersecretarial tem sido fundamental para viabilizar as ações. Isso nos permite estruturar um atendimento mais abrangente e eficiente, enquanto continuamos a desenvolver nossa própria infraestrutura e buscar novos recursos específicos para a causa animal”, finalizou.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos