QUATIS
A Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos tem como programação a melhoria em 120 quilômetros de estradas da área rural, com equipes trabalhando na Estrada do Birro, que terá mais de 11 quilômetros recuperados nesta etapa, na região de São Joaquim. Nas últimas quatro semanas o governo municipal recuperou outros 25 quilômetros de estradas rurais.
Entre os serviços de melhorias feitos de forma permanente nas estradas rurais, estão roçada, capina, limpeza de bueiros, corte de água, patrolamento e colocação de escória nos trechos considerados mais críticos. Para a manutenção permanente das estradas rurais, a administração municipal mobiliza três máquinas, sendo duas retroescavadeiras e uma patrol e três caminhões.
O serviço iniciado nesta semana envolve as Estradas de São Joaquim-Fazenda Uruguaiana; São Joaquim-Santa Isabel; São Joaquim-Amparo; Falcão-Feijão Cru; Falcão-Fazenda do Avaí; Falcão-Pedro Gomes; Falcão-São Joaquim, Estrada Principal; Quatis-Glicério; Quatis-Fazenda Roma; Quatis-Horto Municipal; Quatis-Laticínio Primavera; Quatis-Lavapés; Estrada da Toca, em Joaquim Leite; Estrada da Serra; Estrada Santa Helena; Estrada do Abelardo e Estrada da Roma. Em março foram recuperadas as estradas São Joaquim-Santana, Quatis-Morro Grande e Quatis-Vargem Grande. “Fizemos um levantamento das ações que realizamos nas estradas rurais desde o ano passado e constatamos que, mesmo com as chuvas fortes ocorridas entre outubro de 2017 e março deste ano, conseguimos garantir o escoamento da produção agropecuária. As estradas precisam estar em boas condições também para a circulação dos veículos do sistema de transporte escolar”, informa o prefeito Bruno de Souza (MDB), lembrando que as estradas são utilizadas como rota de transporte diário de mais de 500 estudantes.
A cidade de Quatis tem aproximadamente 400 quilômetros de estradas rurais e sua manutenção favorece a produção agropecuária e leiteira. “Sem estradas em boas condições, o trabalho diário do trabalhador rural fica bastante prejudicado, daí o nosso comprometimento em realizar de forma permanente a manutenção destas vias tão importantes ao desenvolvimento econômico da cidade e o cotidiano do homem do campo e da sua família”, frisa o prefeito.