Secretaria de Meio Ambiente realiza capacitação do Gema

0

ITATIAIA

Agentes da secretaria do Meio Ambiente participam do segundo módulo do curso de reciclagem intitulado ‘Capacitação do Grupamento Especial de Meio Ambiente (Gema)’. O treinamento acontecerá na quinta-feira, dia 25, a partir das 16 horas, na área de acampamento ‘Max Wolf’, no Centro de Recuperação de Itatiaia (CRI).

A previsão de encerramento da capacitação é para o domingo, dia 28, e a formação visa preparar os agentes, que atuarão como socorristas em áreas de difícil acesso que necessitem da realização de buscas e salvamentos. O treinamento provém de uma parceria com os Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cruz Vermelha de Resende e do Parque Estadual da Pedra Selada e tem a duração de 50 horas de conteúdo programático.

Para o secretário de Meio Ambiente do município, Valter Lúcio da Silva, essa é uma iniciativa que gera resultados positivos e de prevenção a riscos ambientais. “Essa preparação é fundamental para que os agentes possam estar devidamente capacitados a atender as necessidades emergenciais e preventivas, sejam estas ambientais, e até mesmo social. Os profissionais bem preparados tendem a realizar suas tarefas com muito mais chances de obter sucesso”, destacou Silva.

Entre as mais diversas técnicas adotadas pelo conteúdo programático estão as de: salvamento em altura; cordas, ancoragem, equipamentos, rapel, sinalização de salvamento e avaliação de distâncias. Além de prevenção e combate a incêndios urbanos e florestais.

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !