A Secretaria de Meio Ambiente de Barra Mansa realizou na tarde de quarta-feira, dia 28, vistoria em uma propriedade rural situada no bairro São Genaro. A iniciativa teve a finalidade de verificar o cumprimento de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), na área de 6,8 mil metros quadrados que deve ser reflorestada conforme reserva legal.
O secretário da pasta, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, explicou que o resultado da vistoria foi positivo. “Nossa equipe técnica concluiu que a localidade está apta a receber este tipo de reflorestamento. A intenção é expandir esta proposta para outras propriedades do município, formando um cinturão de áreas de preservação ambiental, auxiliando os proprietários de áreas urbanas e rurais a se enquadrarem nos parâmetros ambientalmente sustentáveis”, disse.
Beleza destacou ainda que a proposta vai além e prevê a formação de um ciclo sustentável. “Associado à proposta de reflorestamento, pretendemos implementar um plano de manejo direcionado ao plantio de árvores frutíferas. Dessa maneira, ganha todo o ambiente: o produtor que tem sua mercadoria comercializada; o consumidor, com produtos frescos a mesa, proporcionando num todo a preservação da fauna e da flora”, enumerou.
A idéia, segundo detalhou o gerente de Reflorestamento da secretaria, Ricardo Turbay Soares, é realizar o plantio de aproximadamente 1,4 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e outras e acompanhar, por meio dos laudos emitidos pela empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto, o seu desenvolvimento ao longo de quatro anos. “O resultado projetado será mais florestas, o que proporciona maior retorno à produção de água, qualidade do ar e bem estar do ser humano”, disse Turbay, ressaltando que sob o aspecto da municipalidade, a medida possibilita o aumento da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMs Verde).