Secretaria de Meio Ambiente de Barra Mansa divulga resultado de Gincana Sustentável

0

BARRA MANSA

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa divulgou nesta quinta-feira, dia 30, o resultado da Gincana Sustentável, realizada em escolas rurais e na Vocacionada Socioambiental, entre os meses de maio e junho. Alunos das turmas vencedoras receberão como prêmio uma viagem a cidade do Rio de Janeiro para visitar o Museu do Amanhã, na Praça Mauá, Centro

A gincana concentrou esforços no recolhimento de óleo de cozinha usado e materiais recicláveis. E teve entre os objetivos a conscientização ambiental nos alunos, tornando-os multiplicadores de conhecimentos junto aos seus familiares e comunidade.

Durante a gincana os alunos se mobilizaram e saíram pelos estabelecimentos comerciais do bairro solicitando a contribuição dos comerciantes para que destinassem o óleo usado para a gincana. No Ciep Ada Bogato, na Região Leste, onde funciona a Escola Vocacionada Socioambiental, parte do óleo recolhido foi transformado em sabão e utilizado na própria unidade de ensino. Especificamente, na Semana do Meio Ambiente foi realizado plantio e distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica em diversas localidades do município.

O evento foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e a Cooperativa Mista dos Catadores de Materiais Recicláveis (Coopcat).

MUSEU DO AMANHÃ

A visitação ao Museu do Amanhã será agendada nos próximos dias. A iniciativa será uma oportunidade para os alunos conhecerem de perto o prédio projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

O Museu do Amanhã é um museu de ciências diferente, focado em um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que se abrem para o futuro.

Inaugurado em dezembro de 2015, o espaço oferece uma narrativa sobre como poderemos viver e moldar os próximos 50 anos. Uma jornada rumo a futuros possíveis, a partir de grandes perguntas que a Humanidade sempre se fez.

Confira as séries premiadas

– Escola Municipal Antônio Rocha: 9° ano;
– Escola Municipal Bartholomeu Anacleto: 7° ano;
– Escola Socioambiental de Barra Mansa: 7° ano;
– Escola Estadual Municipalizada Rialto: 6º ano;
– Escola Municipal Jahyra Fonseca Drable: 6° ano