PINHEIRAL
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio, por meio do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, deram apoio institucional a mais uma edição da Feira do Artesão, promovida no último sábado (27), em Pinheiral, na região turística Vale do Café. A ação aconteceu na Praça Luiz Gonzaga, em uma ação de incentivo à comercialização de peças dos artesãos locais. O evento considerado um “Esquenta de Carnaval” contou com atividades culturais e shows musicais.
Na ocasião, a Van do Artesanato, a loja itinerante do Programa da Setur-RJ, esteve no local, exibindo peças de artífices com temática religiosa e com ênfase nas comunidades de matriz africana. Em alusão ao Carnaval, o encontro contou com as vendas de abadás dos blocos carnavalescos locais e produtos personalizados relacionados ao tema. Shows com os cantores Airton Reis e Sílvio Nogueira proporcionaram momentos de diversão para o público presente.
De acordo com o chefe de gabinete da Setur-RJ, Luciano Muniz, o artesanato é responsável pela renda de diversas famílias do interior do Estado.
– Trouxemos para Pinheiral mais esse incentivo à atividade artesanal, que tanto agrega na identidade cultural e turística dos municípios do Estado. Neste sábado (27) demos suporte a Feira do Artesão com o empréstimo de barracas e material para exposição, apoiando diretamente a comercialização e a geração de renda para os artesãos de Pinheiral – ressalta Luciano Muniz.
Cláudia Maceió é artesã de Pinheiral, cadastrada no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. Ela disse estar muito feliz com a oportunidade de expor as suas peças em um evento de grande visibilidade no município.
– Sermos reconhecidos como artesãos faz uma diferença e tanto na atividade profissional. Estou muito agradecida por essa oportunidade, pelo espaço que o artesanato está mostrando aqui e ainda o nosso aprimorando como artífice. A Setur-RJ têm um cuidado muito importante. Olha o cuidado dessas barraquinhas! Todas muito bem organizadas, padronizadas, o que valoriza as nossas peças e as técnicas de cada artesão – explica Cláudia.
Paula Maria também é artesã cadastrada no Programa da Setur-RJ. A moradora de Pinheiral é especialista em crochê e faz bolsas e acessórios por meio da técnica artesanal.
– Hoje só tenho a agradecer a oportunidade e ao evento. Mais uma vez a Setur-RJ está nos proporcionando a possibilidade de mostrar o nosso trabalho, valorizando as nossas peças – disse Paula.
Cadastramento Online Assistido
Nos dias 25 e 26 de janeiro foram realizados cadastramento de novos artesãos do município e da região para a emissão da Carteira Nacional do Artesão, documento que reconhece a atividade como profissão. A carteira também pode ser utilizada como documento de identidade, permite que o artesão participe de feiras nacionais e estaduais, tenha acesso ao microcrédito orientado produtivo, a cursos de qualificação estaduais e federais e apoio em feiras municipais.
O projeto também dá a oportunidade para o artífice, que se inscreveu antes de 2015, atualizar seus dados. De acordo com o coordenador do Programa da Setur-RJ, Marcel Vasconcelos, o objetivo da ação é fortalecer a política pública do artesanato na cidade e dar suporte aos artesãos.
– O que vimos no evento foi um artesanato com identidade, diversidade e famílias ganhando dinheiro através das vendas dos artesanatos. A forma como o artesão está sendo tratado no município de Pinheiral nos deixa muito esperançosos e felizes – conclui o coordenador do Programa de Artesanato da Setur-RJ, Marcel Vasconcelos.