ESTADO
A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVASP), publica nesta terça-feira, dia 11, deliberação reduzindo o intervalo de aplicação entre as doses da vacina AstraZeneca de doze para oito semanas. A decisão de antecipação da segunda dose foi acordada com representantes do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e, após consulta ao grupo de especialista e epidemiologista da SES. A medida visa acelerar ainda mais o esquema vacinal, tendo em vista que os municípios já estão com estoque disponível do imunizante para a segunda dose.
O A VOZ DA CIDADE já havia mencionado ontem, dia 12, que as prefeituras poderiam optar por aderir ou não a nova regra. O jornal questionou ainda às prefeituras qual será o posicionamento diante a nova orientação, mas até a publicação desta nota, ainda não havia respondido.
O intervalo antecipado para a aplicação da segunda dose da vacina está em acordo com o descrito na bula do produto. A SES esclarece que todas as vacinas disponíveis no Brasil são eficazes para o processo de imunização, como indicam estudos. E reforça que a população retorne aos postos de saúde para aplicação da segunda dose, completando o esquema vacinal.