Secretaria de Estado de Saúde alerta para alta de internações por SRAG e destaca importância da vacinação

A estimativa é de que as internações no início de junho já sejam o dobro da média histórica de 10 anos; crianças e idosos são os mais afetados

Por Roze Martins
3b625f16 33dd 4105 81e6 51b92b79d20f

ESTADO DO RIO

O Estado de Saúde do Rio de Janeiro tem registrado aumento nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente entre crianças de até 5 anos de idade. Entre janeiro e 9 de junho de 2025, foram registradas 8.448 internações e 627 mortes por SRAG, com maior volume nas últimas semanas.

A nova edição do Panorama SRAG, elaborado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), estima 1.243 internações no estado na primeira semana de junho. Esse número é mais que o dobro do máximo esperado para o mesmo período nos últimos 10 anos, que é de 552 internações.

O vírus sincicial respiratório é o mais identificado até agora, mas a Influenza A (subtipo H1N1) vem crescendo entre os idosos desde abril, sendo responsável pelo aumento de óbitos em idosos. Esse subtipo é considerado de maior risco para crianças, gestantes e pessoas acima de 60 anos.

O avanço do vírus da gripe (influenza) reforça a importância da imunização. Até o momento, o estado registra uma baixa adesão à vacina da gripe entre os grupos prioritários — mais afetados, como aponta o Panorama SRAG da SES-RJ.

A campanha de vacinação contra a gripe está em andamento desde abril. No entanto, apenas 21% do público prioritário foi vacinado até agora. No estado do Rio de Janeiro, até o momento, foram aplicadas 1.939.916 doses, sendo 986.654 destinadas ao público prioritário.

Vacinação volante começou nesta terça-feira (10/06)

Para apoiar os municípios na vacinação, a Secretaria de Estado de Saúde iniciou uma campanha de vacinação volante para melhorar a cobertura contra Influenza. A ação itinerante acontece sempre das 9h às 16h, de acordo com o calendário abaixo:

Confira o calendário

10/06, Magé, Calçadão de Magé, Rua Dr. Siqueira, Centro
11/06, Magé, Calçadão de Piabetá

12/06, Queimados, Pça Nossa Senhora da Conceição
13/06, Queimados, C.F Miguel Luiz de Carvalho, Estrada das Pianas, s/n, Eldorado

16/ e 17/06, Japeri, Praça Wendel Coelho, Engenheiro Pedreira

24/06, Três Rios, Pça São Sebastião, Centro
25/06, Três Rios, Pça Arsonval Macedo, Rua Professor Murteira, Vila Isabel

26/06, Duque de Caxias, Pça da Matriz, Rua da Matriz, 186, Stª Cruz da Serra
27/06, Duque de Caxias, Pça do Sossego, Pantanal, R. Gen. Roca, 736-792, Vila São José

03 e 04/07, Paraíba do Sul, Praça Garcia, s/nº, Centro

Ampliação de leitos e medidas de prevenção

Antes do aumento de casos, a SES-RJ ampliou o número de leitos de UTI pediátrica para casos mais graves de SRAG. Ao todo, 85 leitos estão referenciados, tanto no Médio Paraíba, no Hospital Regional do Médio Paraíba Zilda Arns, como na Baixada Fluminense, no Hospital Estadual Ricardo Cruz. Ambos atendem todo o estado.

A população deve continuar adotando medidas de prevenção, como higienizar as mãos, cobrir a boca ao tossir e evitar aglomerações em caso de sintomas respiratórios. A SES-RJ monitora diversas doenças durante todo o ano, e reforça que, com cuidados simples como a vacinação, é possível conter a circulação dos vírus respiratórios.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos