RIO DE JANEIRO
A Secretaria de Estado de Educação entregou, na sexta-feira, dia 5, totalmente revitalizados o Ciep E-Tec 140 Mário César Gomes da Silva, em Cachoeiras de Macacu, e o Ciep E-Tec 424 Pedro Amorim, em Itaboraí, ambos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. As escolas fazem parte do projeto de modernização de 50 Centros Integrados de Educação Pública que estão sendo transformados em E-Tecs (Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades), beneficiando 24 mil estudantes.
Com estas duas escolas, chegam a quatro as unidades reinauguradas, na capital e no interior do estado do Rio de Janeiro. Somente este ano, foram destinados R$ 620 milhões para construção e reforma de 150 unidades escolares.
As inovações tecnológicas implantadas na escola de Cachoeiras de Macacu, (localizada na Avenida Floriano Peixoto, s/nº, no Centro), vão atender 630 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Já a E-Tec de Itaboraí (situada na Rua Manoel Morel Peçanha, s/nº, em Visconde de Itaboraí) irá beneficiar 372 alunos.
Nas duas unidades, a educação será em tempo integral para os alunos do 6º ano e do 1º ano do Ensino Médio, que terão aulas no contraturno de artes, ecologia, games, empreendedorismo entre outras. A ampliação da carga horária será estendida aos demais anos a partir de 2023.
As mudanças na estrutura física e pedagógica das escolas fazem parte do pacote de investimentos realizados pela Seeduc para melhorar a qualidade do ensino público fluminense.
Entre os recursos tecnológicos empregados estão sistemas de monitoramento por câmera, conexão à internet de alta qualidade, lousa digital e área destinada às atividades de produção audiovisual – as chamadas salas makers. Todas as unidades são sustentáveis e receberam painéis solares, sistema de reuso de água, coleta seletiva de lixo, horta comunitária e composteira.
Outra novidade são os aparelhos de identificação facial, que além de aumentarem a segurança, servirão como base para a contenção de despesas, como, por exemplo, o cálculo correto de merenda a ser preparada com base no controle identificado. As famílias poderão acompanhar a frequência a distância através de um aplicativo da Seeduc.
“Estamos transformando a realidade de nossas escolas e trabalhando para melhorar cada vez mais a qualidade da educação pública, oferecendo aos nossos jovens uma aprendizagem mais atrativa, unindo inovação, tecnologia e sustentabilidade”, disse o secretário Alexandre Valle, que pretende ampliar o projeto para outras unidades da rede.
Estiveram presentes nos eventos, os prefeitos de Cachoeiras de Macacu, Rafael Miranda, e de Itaboraí, Marcelo Delaroli, acompanhados pela subsecretária de Educação de Cachoeiras, Lia Márcia de Souza, e do secretário Municipal de Educação de Itaboraí, Mauricelio Rodrigues.