Secretaria de Educação de Resende fará atividades do Dia Mundial de Conscientização do Autismo

1

RESENDE

Várias atividades vão marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrada no próximo dia 02, pela Organização das Nações Unidas. Quem quiser participa das atividades, as inscrições estarão sendo feitas até nesta quinta-feira, dia 28. O evento, que é promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Educação do município, visa reforçar a importância data e vai acontecer na próxima terça-feira, dia 02, das 13 às 17 horas, no Espaço Z, localizado no Centro da cidade. A programação prevê a realização de uma palestra e a apresentação e exposição de materiais do Centro Educacional de Atendimento ao Autista de Resende (Cemear). Os interessados em participar do evento devem se inscrever através do e-mail [email protected], informando apenas o nome completo.

Segundo a Secretaria de Educação do município, o evento é voltado para orientadores pedagógicos e educacionais, profissionais que atuam no atendimento educacional especializado e integrantes dos Conselhos Municipais, além de ser aberto a toda comunidade. As inscrições são feitas por e-mail junto ao Centro Municipal de Atendimento ao Educando (Cemae), setor ligado à Educação que fica responsável pela realização do evento.

A palestra terá o tema “Autismo, tornando nossa escola realmente inclusiva” e será ministrada pelo professor Alexandre Melo, que fará uma abordagem pelas perspectivas de pai e professor. O objetivo, segundo ele, é conscientizar os profissionais sobre o autismo e orientar a população sobre como lidar com pessoas que possuem este transtorno. “Não só nesta data, mas durante todo ano, é fundamental termos atenção e buscar o conhecimento necessário para integrar os autistas da melhor forma possível. Sabendo isso, além de transmitir importantes conhecimentos, o evento também é uma grande oportunidade de mostrarmos que os autistas são pessoas como todos nós e que podem ter um futuro brilhante também”,  explica a diretora do Cemear, Luciana Tadeu Sant’Anna da Costa.

Além da palestra, os participantes também poderão apreciar uma exposição de trabalhos e materiais produzidos por alunos do Cemear, que ficarão expostos no local. A programação será encerrada às 17 horas.

Trabalho desenvolvido pelo Cemear

O Centro Educacional de Atendimento ao Autista de Resende está ligado à Secretaria de Educação do município e atende atualmente 45 pessoas. Para isso, conta com uma equipe composta por profissionais formados em Educação Especial, alguns com ênfase em autismo, outros cursando essa especialização.

A prioridade no atendimento, segundo a diretora da unidade, é para crianças em idade escolar. Para ter acesso aos serviços oferecidos pelo Cemear, é necessário fazer a inscrição no Centro, apresentando o laudo médico com o diagnóstico de autismo, além dos documentos básicos do aluno.

Parceria por curso para profissionais

Também em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), vai oferecer um curso voltado para profissionais do atendimento especializado da rede municipal de educação. O evento acontecerá nesta quarta-feira, dia 27, na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB).

O curso representa uma importante oportunidade para que os profissionais se aperfeiçoem cada vez mais na inclusão de autistas, uma vez que a temática abordada será “A alfabetização de Autistas”. Ao todo, 60 profissionais do atendimento especializado irão participar do evento. Cristiane Moraes, do Mestrado Diversão e Inclusão da UFF, acompanhada de suas orientadoras, Vera Caminha e Viviane Lion, é quem fica responsável por conduzir o curso na AEDB.

1 comentário

error: Conteúdo protegido !