RESENDE
A secretária de Educação, Rosa Frech, anunciou ontem novidades para o segundo semestre letivo na rede municipal de ensino. Nesta segunda-feira, dia 31, os 14.353 alunos das 62 unidades educacionais que compõem a rede municipal de ensino voltam as aulas. Após duas semanas de recesso, as aulas recomeçam com novidades na rede, como a inclusão da educação em tempo integral na Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira, na Serrinha do Alambari, que também ganhou uma quadra poliesportiva totalmente revitalizada e a capacitação dos profissionais que atuam nas escolas e creches municipais.
Segundo Rosa Frech, a educação integral na Serrinha, beneficiará 50 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que passarão a contar, além das matérias da grade curricular tradicional, com oficinas de caratê, jiu-jitsu, música, jogos educativos e atividades esportivas. Para isso, os estudantes permanecerão na escola das 8h às 16h30 e receberão quatro refeições diárias: café da manhã, colação (refeição leve), almoço e lanche da tarde. A meta é ampliar o benefício para os alunos do segundo segmento, do 6º ao 9º ano, no primeiro semestre de 2019.
Além da inclusão do sistema de educação integral em mais uma unidade escolar, e da entrega das obras de revitalização da quadra da escola da Serrinha, muitos estudantes também iniciarão o segundo semestre letivo em espaços mais bonitos e bem cuidados, graças ao programa Revitaliza Resende, que deu continuidade, durante o recesso escolar, às melhorias que já vinham sendo realizadas nas unidades. Embora as obras ainda não estejam concluídas, os trabalhos avançaram bastante e as escolas e creches incluídas no programa já estão muito melhores. Atualmente, cinco unidades estão sendo beneficiadas, entre elas as Creches Municipais Rubens da Silva Lamin, em Engenheiro Passos e Dr. Uchôa, no Lavapés; além das Escolas Municipais Governador Roberto Silveira, no Paraíso; Jardim das Acácias, na Fazenda da Barra II, e Algodão Doce, na Cidade Alegria.
CAPACITAÇÃO
Também durante as férias escolares, os profissionais da educação passaram por cursos e oficinas de qualificação que vão ajudar a melhorar ainda mais a qualidade da educação oferecida pelas escolas e creches municipais. Na Educação Especial, por exemplo, 32 cuidadores e 25 estagiários foram beneficiados com uma formação sobre os cuidados necessários com os alunos com deficiência. Já outros 200 monitores e educadores de creche e da educação infantil participaram de oficinas que visam promover a estimulação do desenvolvimento dos pequenos em sala de aula.
E quem prepara os alimentos para os mais de 14 mil estudantes da rede também aproveitou o tempo livre para se capacitar. No total 110 merendeiras participaram de atividades teóricas e práticas, oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação, sobre os temas “Manipulação de Alimentos” e “Importância da Higiene Pessoal no Preparo das Refeições”. A ação reforçou, inclusive, a quantidade e o volume de cada preparo, conforme os parâmetros estabelecidos pelo Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE). “Investimos constantemente no servidor e também na infraestrutura das escolas porque acreditamos que é com um espaço adequado e estimulante, e com profissionais qualificados, que a educação avança efetivamente. Hoje, as escolas e creches estão, de fato, muito mais bonitas e acolhedores, mas também mais eficientes e adequadas ás necessidades de alunos e professores. Todo o trabalho que estamos realizando visa transformar nossos espaços de aprendizado num lugar de troca e, principalmente, de intensa, efetivas e profunda aprendizagem diária”, disse a secretária de Educação, Rosa Frech.