PARAÍBA DO SUL
Implantado há três meses, em Paraíba do Sul, o Programa de Castração Gratuita para cães e gatos da Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Agrário, já realizou 219 atendimentos sem custo para os tutores dos animais aptos ao programa. Desses números, 195 foram de castrações e 24 internações.
A iniciativa municipal visa promover a garantia da castração a tutores de baixa renda, contribuindo para o bem-estar animal e na diminuição do número de animais abandonados. “A castração não só previne ninhadas indesejadas, ocasionando um possível abandono, como também na prevenção de diversas doenças”, disse a secretária de Ambiente e Desenvolvimento Agrário, Luana Sousa.
Em junho, o programa registrou 12 castrações em apenas uma semana. Já no segundo mês, 57 castrações foram contabilizadas junto com 3 internações. No mês seguinte, 61 castrações e 12 internações. “O aumento é significativo, mas não pode ser mensurado apenas com números. Cada caso é um caso, e o tempo de espera é relativo. O importante é que estamos alcançando o objetivo que é levar um serviço de qualidade para os pets e seus tutores”, disse o veterinário Matheus Bello.
Para participar, o tutor deve ir até a Secretaria, localizada na Rua Visconde da Paraíba, N° 61, com cópia da identidade, CPF e comprovante de residência. O animal precisa residir no município, ter no mínimo 6 meses de idade e no máximo 7 anos, não ser portador de doença com tratamento contínuo e ter entre 3kg e 25kg. Animais braquicefálicos não estão aptos ao programa. Mais informações na Sede da Secretaria ou em nosso site oficial.