Secretaria da Mulher e Direitos Humanos de Volta Redonda participa do Capacit Mulher 2025

Programa estadual é voltado para os 92 municípios do estado e tem como objetivo qualificar servidores e servidoras que atuam em políticas públicas para mulheres

Por Tânia Cruz
programa da mulher divulgação secom

VOLTA REDONDA
A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda marcou presença, nesta semana, no lançamento do programa estadual Capacit Mulher 2025, promovido pela Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ), no município do Rio de Janeiro. Criado pelo Governo do Estado para os servidores e servidoras públicas de 92 municípios, o programa de formação é dedicado a fortalecer as políticas para mulheres em todo o estado, com 160 horas de conteúdo, dividido em 9 módulos, mais três encontros presenciais regionais.
A secretária municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos de Volta Redonda, Glória Amorim, direcionou, como representantes do município na cerimônia que oficializou o programa estadual para todas as prefeituras, a subsecretária Juliana Rodrigues, a assessora técnica de Promoção Políticas para Mulheres, Kátia Teobaldo Sales Neves, e a coordenadora da Casa Abrigo (Regional) Deiva Ramphini Rebello, Janete Amâncio.
Os objetivos definidos pelo Capacit Mulher 2025 são os de realizar a qualificação das profissionais de políticas públicas na defesa dos direitos das mulheres; identificar as formas de violência e avanços históricos, pensando no fortalecimento da rede de atendimento à mulher. “As capacitações, além de melhorarem a qualidade do atendimento às mulheres em situação de violência doméstica, fortalecem a rede de atendimento”, reforça a subsecretária Juliana Rodrigues.

PARTICIPAÇÃO NA FORMAÇÃO
A assessora de Políticas para Mulheres, Kátia Teobaldo, destacou a participação na formação. “O Capacit Mulher 2025 é um programa de qualificação permanente voltado para servidores e servidoras municipais que atuam na rede de proteção à mulher. Esse projeto traz ferramentas importantes para transformar ideias em ações. São gestoras sendo ainda mais capacitadas sobre políticas públicas para mulheres e meninas”. Janete Amâncio, coordenadora da Casa Abrigo Deiva Ramphini, também comentou: “Este é um programa que vai capacitar servidoras e servidores municipais e promover o fortalecimento das políticas públicas, visando o aprimoramento da Rede de Atendimento à Mulher e na defesa dos seus direitos a uma vida sem violência. Estar presente neste evento, representando a SMDH por Volta Redonda, é muito relevante. O Capacit Mulher 2025 contribui para aprimorar e atualizar os meus conhecimentos, através de todo o conteúdo elaborado e ofertado para o meu fazer profissional no dia a dia”, concluiu.
Volta Redonda tem sido uma referência em políticas públicas na defesa dos direitos e conquistas das mulheres, para o enfrentamento de todo o tipo de violência, física, moral, sexual, psicológica, patrimonial, intensificando a fiscalização das medidas protetivas do Poder Judiciário que afastam os agressores do convívio familiar.
A fiscalização dessas medidas faz parte do trabalho permanente da Patrulha Maria da Penha, uma dupla de guardas municipais que atua nessas funções e conta com o apoio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam); do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), órgão público que faz parte da estrutura funcional da SMDH; e Polícia Militar, com os Guardiões da Vida.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos