Sebrae realiza Fórum de Desenvolvimento do Programa LIDER, em Volta Redonda

0

SUL FLUMINENSE

O Sebrae Rio realiza nesta segunda-feira, dia 10, às 14 horas, na Unifoa, em Volta Redonda, o 1º Fórum de Desenvolvimento LIDER. Durante o evento será lançado para a sociedade o Plano de Ação para a região do Médio Paraíba e seus 12 municípios, com ações previstas a serem implementadas até 2030. O Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, foi construído desde outubro de 2017 a partir dos eixos Turismo, Educação, Mobilidade e Tecnologia, Segundo o Sebrae, o planejamento contou com a participação de quase 50 lideranças de diferentes segmentos, incluindo empreendedores, empresários, gestores municipais e gestores do terceiro setor. Os municípios abrangidos com a ação são: Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Pirai, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

Durante o evento será apresentado o estudo Panorama do Médio Paraíba, que apresenta um retrato geral da região e seus municípios, oferecendo informações relevantes da região e uma análise histórica e geográfica do território, expondo os principais indicadores demográficos e econômicos, além de abordar os eixos Turismo, Educação, Mobilidade e Tecnologia, elencados como estratégicos para a região. “Neste evento, vamos mostrar para a sociedade o que é possível fazer quando há articulação, mobilização e cooperação dos diversos atores em suas áreas de atuação. Esta pluralidade é o que impulsiona os lideres envolvidos para transformar o Médio Paraíba e a vida de sua população”, afirmou a coordenadora Regional do Sebrae Rio, Ana Lúcia de Araújo Lima.

No eixo Tecnologia, entre as ações propostas está a implantação, em 2019, de um Polo Virtual de Tecnologia, ambiente virtual onde empresas, universidades, governos municipais e outras instituições realizem negócios dentro da área de tecnologia. No eixo Educação, uma das prioridades é a criação, até dezembro de 2030, de duas escolas inovadoras por ano nos municípios abrangidos pelo Projeto LIDER e será lançado o Portal do Observatório da Educação do Médio Paraíba. E no eixo Turismo um dos objetivos prioritários já está em andamento e até março do ano que vem estará implantado: rotas integradas para a prática do Cicloturismo nas 12 cidades. 

Deixe um Comentário