ANGRA DOS REIS
As dez startups selecionadas para o período de incubação de um ano no Parque Tecnológico do Mar de Angra dos Reis passaram por avaliações minuciosas de profissionais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As análises focaram principalmente na maturidade das empresas, com destaque aos setores empresariais e de vendas das startups.
De acordo com a coordenadora da Região da Costa Verde do Sebrae Rio, Gabriella de Oliveira Cordoeira, o objetivo das avaliações foi possibilitar que o Sebrae mapeasse o período de incubação das empresas, desde o início de suas operações até a conclusão, proporcionando um acompanhamento personalizado para o aprimoramento de cada startup e fornecendo informações essenciais para seu desenvolvimento. “Ao término do processo realizado nesta semana, todas as empresas receberam um relatório de diagnóstico elaborado pelo Sebrae, destacando pontos de atenção e possíveis soluções a serem implementadas por meio dos produtos desenvolvidos em parceria com o Parque Tecnológico do Mar”, informa.
As startups Marulho, Uapê Energias Solares, Costa Verde H2V, Dessalinização de Água por Energia das Ondas, TerraMar Biotecnologia, Compara Peças, Explore Angra, ViuPegou, Nexaas e Valle Fish participaram das avaliações, que foram divididas ao longo dos três dias do evento.
O Secretário de Planejamento e Parcerias da Prefeitura de Angra, André Pimenta, saudou a realização do evento, que uniu as startups selecionadas para o período de incubação de um ano no Parque Tecnológico do Mar ao Sebrae, instituição que visa ao fomento do empreendedorismo no Brasil, principalmente quanto ao auxílio das pequenas empresas e microempreendedores individuais. “A série de avaliações realizadas pelo Sebrae vai oferecer um panorama mais aprofundado quanto às ações e movimentos das startups selecionadas para a incubação no Parque Tecnológico do Mar. Eventos como esse, que juntam empresas promissoras ao conhecimento e à experiência de instituições de peso como o Sebrae, são essenciais à pavimentação de um ecossistema de inovação real e possível”, ressalta André Pimenta.
Ganhos e desafios expostos em roda de conversa
Na última semana as startups selecionadas participaram da oficina ‘Roda de Conexões: Ganhos e Desafios’, organizada pela Fundação Certi, contratada pelo Parque Tecnológico do Mar. O encontro, dinâmico e colaborativo, proporcionou um espaço para cada representante apresentar seu negócio, compartilhar conquistas e desafios, e receber sugestões e ideias dos demais participantes.
“Foi uma experiência enriquecedora. A conexão com outras startups agrega grande valor à ViuPegou e proporciona aprendizados significativos para a vida. Hoje foi um dia dedicado ao compartilhamento de informações e à compreensão dos negócios de cada empresa que será incubada pelo Parque Tecnológico do Mar”, declarou o representante da ViuPegou, Ivan Fischer.
A oficina teve como objetivo promover o networking, estimular o compartilhamento de experiências e fomentar a construção conjunta de estratégias para o desenvolvimento das empresas. Durante as apresentações, foram discutidos marcos importantes, aprendizados e áreas que necessitam de melhorias. Os demais participantes puderam contribuir com perguntas e sugestões baseadas em experiências semelhantes, enriquecendo o debate e fortalecendo a troca de conhecimentos. “Estamos muito satisfeitos em participar desse primeiro encontro enriquecedor. É uma oportunidade de compartilhar algumas experiências e discutir soluções com o grupo de empresas que está aqui. Como uma startup que já percorreu algum caminho, é também uma chance de compartilhar os desafios pelos quais já passamos e como nós conseguimos vencê-los. Ter o Parque Tecnológico do Mar incentivando e conectando todos esses pontos nos deixa muito felizes”, explica o representante da startup Nexaas, Luciano Gaspar.
Sobre o Parque Tecnológico do Mar
Inaugurado em março de 2024 no Polo Universitário Professor Jair Travassos, em Jacuecanga, Angra dos Reis, o Parque Tecnológico do Mar tem como missão diversificar a matriz econômica do município e impulsionar a criação de empresas voltadas à Economia do Mar, com foco em inovação e tecnologia. É o primeiro espaço no Estado do Rio de Janeiro dedicado exclusivamente ao desenvolvimento de startups inovadoras nesse setor.
Com uma área de 1,1 mil m², o Parque oferece uma infraestrutura projetada para atender às necessidades das startups, incluindo 14 salas empresariais, dois auditórios, uma sala de leitura e estudos, dois coworkings, uma sala de robótica com corte a laser e impressão 3D, um laboratório de treinamento em TI, um espaço interativo coletivo e uma sala de reunião. Essa estrutura busca proporcionar um ambiente favorável à inovação, ao desenvolvimento tecnológico e à criação de conexões entre empreendedores. Para mais informações, o Parque disponibiliza o telefone (24) 3377-6558 e o e-mail [email protected].