ITATIAIA/AGULHAS NEGRAS
A retomada das atividades turísticas e o potencial turístico da região das Agulhas Negras, formada pelos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, foram debatidas nesta quarta-feira, dia 27, durante a sexta edição do Fórum Regional do Turismo, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), no Catre Convenções, na Casa da Pedra, em Penedo. O Fórum foi aberto pelo secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves. O evento contou ainda com a participação do prefeito de Itatiaia Irineu Nogueira e do vice-prefeito e secretário de Turismo, Denilson Sampaio; do deputado federal Otávio Leite e os deputados estaduais Gustavo Tutuca, Noel de Carvalho e Adriana Balthazar; além do prefeito de Quatis, Aluísio d’Elias, o presidente do Conselho Regional de Turismo da Região das Agulhas Negras (CONRETUR), Marcelo Carrasco e representantes das prefeituras de Resende, Porto Real e Quatis.
O secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves, disse que o Fórum Regional de Turismo visa união de esforços para o desenvolvimento do turismo com a retomada das atividades no pós-pandemia, além de debater as demandas e o potencial turístico dos municípios fluminenses. “A secretaria enfrentou de forma muito positiva os momentos mais críticos da pandemia, concentrando-se no turismo doméstico e nos nossos emissores mais próximos, como São Paulo e Minas Gerais, e avançando em projetos dentro do Brasil. Isso nos deixou numa posição bastante favorável para a retomada das atividades turísticas. Os índices de ocupação da nossa rede hoteleira foram sempre significativos, mesmo durante a pandemia. Aqui em Penedo, por exemplo, nestes dois últimos feriados o percentual não foi inferior a 90%, demonstrando que a interiorização do turismo se consolida cada vez mais”, salientou o secretário.
Sávio também destacou que a região das Agulhas Negras pode se sentir acolhida pela Secretaria para fortalecer as vocações regionais. “A região tem turismo por vocação e este seminário traz à discussão os problemas locais comuns e que afligem toda a região. Infraestrutura, hospedagem e hotelaria. O governo está empenhado em criar um bom ambiente para que floresçam os negócios”, afirmou Neves. Ele ressaltou que a sinalização de placas como uma demanda unânime dos municípios da região que já está sendo posta em prática.” Esse pleito está começando aqui pela região das Agulhas Negras, nas estradas e em pontos estratégicos. Serão mais de quatro mil placas espalhadas no estado”, informou.
O prefeito Irineu Nogueira lembrou que a atual gestão ainda não completou um mês e encarou a responsabilidade de sediar um evento de tamanha magnitude. “Ser uma parceira da Setur-RJ nesse Fórum, que reúne lideranças políticas de todo o estado e representantes que atuam no segmento turístico, foi um desafio. Temos vários outros no nosso dia-a-dia, que enfrentamos com muito trabalho. Itatiaia, com sua geografia privilegiada e seus recursos naturais, atrai muitos visitantes. Nosso objetivo é melhorar nossa infraestrutura e qualificar nossa mão-de-obra também neste setor, para que nossa cidade se consolide cada vez mais como um dos principais destinos turísticos do interior fluminense”, disse Nogueira.
A Setur-RJ divulgou que, ao todo, serão 11 edições do Fórum Regional de Turismo. A próxima vai acontecer no mês de junho, em Itaperuna. Depois será a vez dos municípios de Rio Bonito, Areal, Campos dos Goytacazes e Santa Maria Madalena sediarem os eventos.
PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS
Durante o Fórum Regional de Turismo, os municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, assinaram a Carta de Compromisso do Programa Cidades Sustentáveis. O Programa é uma agenda de sustentabilidade urbana alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU). A proposta visa a implementação de políticas públicas estruturantes, que contribuam para o enfrentamento da desigualdade social e para a construção de cidades mais justas e sustentáveis.
ATIVIDADES
O Fórum Regional de Turismo contou com uma programação extensa até às 18 horas. Entre as atividades, palestras, debates e apresentações culturais de artistas de Resende, Porto Real, Quatis e Itatiaia, incluindo a participação de um trio de professores instrumentistas da Casa da Cultura de Itatiaia. Os participantes do evento tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a gastronomia, o artesanato e a cultura dos municípios da região das Agulhas Negras.
Diversas mesas técnicas debateram temas importantes para o segmento.