ITATIAIA
A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, em 2025, avanços significativos na saúde pública, com investimentos em obras, ampliação de serviços, mutirões e modernização do Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros.
Ao longo do ano, a rede municipal contabilizou 162.361 exames laboratoriais, crescimento de 40% em relação ao início da gestão. Também foram realizados 580 procedimentos cirúrgicos, com destaque para cirurgias gerais, ginecológicas e vasculares, além de 24.137 consultas especializadas e 26.026 atendimentos na Atenção Primária.
O Hospital Municipal registrou 95.088 atendimentos em 2025, sendo mais de 53 mil no Pronto-Socorro, que passou por reforma, além de atendimentos de urgência e especializados. O novo tomógrafo, entregue em outubro, já realizou 291 exames.

Obras e novos serviços ampliaram o acesso à saúde em bairros e distritos – Divulgação PMI
Entre os avanços, estão a implantação do horário estendido na USF Maromba, reforço de equipes na ESF Penedo, funcionamento da base do SAMU 24h e ampliação da coleta de exames laboratoriais na USF Centro. Mutirões de consultas, exames e procedimentos também foram realizados, inclusive aos sábados.
A gestão entregou ainda 42 tablets aos agentes comunitários de saúde, retomou o funcionamento do castramóvel, alcançou 98% de cobertura na vacinação antirrábica e intensificou ações de combate à dengue com monitoramento por ovitrampas.
Na Saúde Bucal, foi inaugurado o consultório odontológico do Hospital Municipal, que já realizou mais de mil atendimentos, além da ampliação do horário do Centro de Especialidades Odontológicas.
Também foram iniciadas obras de reforma e ampliação de unidades de saúde, da Clínica da Mulher, do futuro Centro de Diagnóstico por Imagem e a construção de uma UBS porte II em Penedo.
Para a secretária de Saúde, Giane Gioia, os resultados refletem o empenho das equipes. “Foi um ano de muitos avanços e transformações, com melhorias diretas no atendimento à população e investimentos estruturais que garantem mais qualidade e acesso à saúde pública”, destacou.