BARRA MANSA
Na manhã de hoje, o prefeito Rodrigo Drable (MDB) e o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, entregaram os novos mobiliários, equipamentos e materiais permanentes para uso dos profissionais da saúde. A entrega aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ismael de Souza, que fica no bairro Vista Alegre, após o investimento feito visando a melhoria da estrutura física, como pintura do imóvel e manutenção das redes elétrica e hidráulica. “A iniciativa visa melhorar o dia a dia e a qualidade do atendimento oferecido a população. Todas as UBS, PSFs e Clinicas da Família receberão os equipamentos; até dezembro rede de atendimento será informatizada”, informou a prefeitura por meio de nota.
Na ocasião, também estiveram presentes o subsecretário de Saúde, Silvio Daniel, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Roberto de Carvalho, o vereador Renatinho e o presidente da Associação de moradores do bairro, José Reis.
Rodrigo Drable revelou que há pelo menos 15 anos as unidades de saúde não recebiam investimentos desse porte. “São R$ 2 milhões em recursos oriundos de emendas parlamentares e de programas de dotação orçamentária de serviços em saúde. Na prática, isso representa a possibilidade de melhoria constantemente no atendimento ao cidadão e com menor tempo de espera”, disse o prefeito.
Sérgio Gomes anunciou no decorrer do evento a informatização de todas as 40 UBS até dezembro. Ele explicou que os computadores já estão sendo instalados e que com mais esse avanço, será possível integrar os serviços da rede de atendimento em saúde, com encaminhamentos de consultas a especialistas e marcações de exames, entre outras ações.
Para a enfermeira da UBS, Rose Oliveira da Silva, os novos equipamentos permitirão melhor organização da rotina de trabalho. Ela conta que são balanças de pesagem modernas, camas ginecológicas adequadas às mulheres e gestantes com sobrepeso, assim como os aparelhos para aferir pressão. “O que utilizávamos, muitas vezes, nos causava constrangimento por não passar no braço da paciente”, destacou a enfermeira.
Ela ressalta que mensalmente são realizados até 2,8 mil atendimentos, com clínico-geral, pediatria, ginecologia, equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) composta por nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, além de Agentes Comunitários de Saúde.
De acordo com o presidente da associação de moradores do bairro, José Reis, a UBS foi fechada em 2016 por total carência de infraestrutura. “Faltavam médicos, agentes, enfermeiras e medicamentos. A situação se tornou ainda mais grave com o fechamento da UPA no Centro, o que acarretou um acúmulo de serviços na Santa Casa”, lembrou.
Nos próximos dias, Rodrigo Drable e Sérgio Gomes continuam a entrega dos novos equipamentos em todas as 40 UBS, aos seis Programa Saúde da Família (PSFs) e as Policlínicas do Vista Alegre e do Nove de Abril.