Saúde da Mulher é tema de palestra em Itatiaia

0

ITATIAIA

A prefeitura elaborou uma série de palestras para marcar o “Outubro Rosa”, mês da Campanha Mundial de Mobilização de Prevenção ao Câncer de Mama e do Colo de Útero. Neste mês acontecem três palestras com o tema “Saúde da Mulher”.

As palestras, abertas à comunidade, serão realizadas nas unidades de saúde, conforme cronograma divulgado pela Direção de Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde. Nesta quarta-feira, dia 20, o evento acontece na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Marechal Jardim, a partir das 9 horas. No próximo dia 26, será realizada na Unidade de Estratégia da Família (UEF)  da Vila Flórida e no dia 27, na UEF do Campo Alegre II. Os encontros seguirão todas as normas de segurança da Organização Mundial da Saúde contra a Covid-19, como o uso de máscara, de álcool em gel e distanciamento social.

Segundo a diretora de Atenção Básica, Liliane Moura, durante as palestras os temas Prevenção a Câncer de Mama e do Colo de Útero serão destacados. “Durante o “Outubro Rosa” vamos reforçar o trabalho de saúde da mulher através das palestras, para mostrar para o público feminino  que é fundamental todas fazerem  o preventivo e o auto-exame da mama periodicamente, mesmo sem sintomas”, explica a diretora.

Mamografias podem ser feitas em horário estendido este mês-Divulgação PMI

MAMOGRAFIAS

Ainda neste mês, a Secretaria Municipal de Saúde estendeu o horário da realização de mamografias. As moradoras que não tenham disponibilidade para fazer o exame durante o dia, poderão ser atendidas às terças-feiras após às 17 horas. O agendamento deve ser feito direto na unidade de saúde referente ao bairro da paciente.
De acordo com dados do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança, Adolescente e Aleitamento Materno (PAISMCA), a cada semestre são realizadas cerca de 1200 mamografias, em Itatiaia. O levantamento da Clínica da Mulher aponta que são feitos 10 exames por dia, o que totaliza 50 exames semanais e 200 mensais. O mamógrafo, em Itatiaia, funciona segunda e quarta-feira, no período da tarde e na terça-feira durante o dia todo, na Clínica da Mulher, ao lado da Policlínica Municipal, no Centro da cidade. “A mamografia é uma medida eficaz e simples que contribui muito para o diagnóstico precoce da doença. Aqui, os agendamentos são realizados através das unidades de saúde de referência de cada paciente, e o exame é feito na Clínica da Mulher. A paciente realiza a consulta e pega uma solicitação do exame”, explicou a coordenadora Graziele Diniz.