Sassaricando – Oscar Nora – 9 de maio de 2018

0

 

Fluminense hoje, quarta, 9, contra o boliviano Potosi na cidade do mesmo nome. Botafogo amanhã, quinta, 10, contra o chileno Audax, em casa. Os dois times cariocas estarão na rodada da Copa Sul-americana em cenários diferentes, bem diferentes. Botafoguenses jogarão em casa, no estádio Nilton Santos, sem problemas com hospedagem e locomoção, ao nível do mar.

+

Além disso, como gosta de superstição, os alvinegros têm a seu favor o fato de que na história do futebol os chilenos são velhos fregueses. Em outro cenário, o Fluminense está na Bolívia vivendo o drama de uma viagem que se tornou problemática, com greves nos aeroportos do país vizinho, estradas ruins de terra e os 4 mil metros de altitude no estádio onde jogará.

+

Com essas duas partidas, Fluminense e Botafogo encerram suas participações na primeira fase e lutam para continuar na competição. No frio e ar rarefeito da Cordilheira dos Andes o Fluminense rola no campo a vitória por 3 a 0, em casa, na primeira partida. Na temperatura amena de Marechal Hermes, o Botafogo não pensa em brincar pela vantagem por 2 a 1 fora de casa. Na afinidade maior, ambos se aquecerão no calor das suas torcidas.

+

Inicialmente prevista com 16 participantes, a Confederação Sul-americana de Futebol confirmou que somente 12 seleções nacionais disputarão a Copa América, ano que vem no Brasil, de 14 de junho a 17 de julho.  Além das dez seleções sul-americanas estarão presentes, como convidadas, as seleções do Japão e, pela primeira vez, a do Catar, anfitriã do Mundial de 2022.

+

A Comenbol pretende que a Copa América no Brasil seja a última disputada em anos ímpares. No ano seguinte, 2020, haveria outra Copa América e a partir daí as novas edições seriam sempre de quatro em quatro anos: 2024, 2028, 2032 e assim sucessivamente. O objetivo é realizar a competição sempre em calendário paralelo a Eurocopa. Só que esbarra no calendário da Copa do Mundo da Fifa.

+

Entre 1997 e 2007, ano em que foi campeã pela última vez, a seleção brasileira ganhou todas as Copas Américas com exceção do torneio de 2001, vencido pela Colômbia. Atualmente, a seleção do Chile – 2015 e 2016 –  é a bicampeã do torneio cujo maior vencedor é o Uruguai com 15 troféus. Em seguida vem a Argentina com 14 e o Brasil com 8.

+

Muito boa a participação brasileira no Pan-americano de Wrestling 2018, disputado na semana passada em Lima, Peru. Sargis Khachatryan – categoria até 55kg, estilo greco-romano, conquistou a primeira medalha de ouro masculina nacional em Pan-americanos. Joílson Júnior até 67kg, Angelo Moreira até 77kg e Marat Garipov até 60kg ficaram com a de bronze. A lutadora Lais Nunes, ganhou prata na categoria olímpica até 62kg.

Faltam 36 dias para a Copa do Mundo

ARÁBIA SAUDITA

A Seleção Saudita de Futebol representa o continente asiático. Os falcões verdes, como são conhecidos, são novatos no cenário mundial do futebol. Só disputaram a primeira Copa do Mundo em 1994, nos Estados Unidos, quando o Brasil se tornou tetracampeão. Naquele mundial derrotaram a Bélgica na primeira fase, mas em seguida foram eliminados pela Suécia. Nas duas Copas seguintes, sofreram duro golpe: Levaram 8 a 0 da Alemanha em 2002.

Deixe um Comentário