Começa nesse domingo, dia 5, em Volta Redonda o Pan-Americano de Xadrez Sub-20. Realizado na Sede Social do Clube dos Funcionários e reunindo enxadristas de diversos países (foto), o torneio termina sábado/11 e está sendo organizado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e pela Confederação de Xadrez das Américas (CCA).
+
O Brasil consolidou no Chile sua melhor campanha de todos os tempos nos Jogos Pan americanos. Até ontem pela manhã, os brasileiros já traziam uma bagagem com o maior número de medalhas de ouro, prata, bronze e, por consequência, no total de pódios de todas as edições do torneio.
+
Até então, a maior campanha brasileira havia sido nos Jogos Peru/2019 com 54 medalhas de ouro, 45 de prata e 69 de bronze totalizando 168 medalhas. Todos esses números já foram superados e não será surpresa se novas duzentas medalhas passarem a fazer parte da sala de troféus dos nossos atletas.
Tem gente que acha o Neymar um “cai-cai”. Maldade. O que nosso craque leva de pancada enche um livro, basta conferir o repertório nos últimos 10 anos. Abril de 2014: Edema do quarto metatarso do pé direito, na final da Copa do Rei. Julho de 2014: Fratura na vértebra lombar, contra a Colômbia, na Copa do Mundo de 2014.
+
Fevereiro de 2018: Fratura do quinto metatarso do pé direito na partida contra o Olympique de Marselha pelo Campeonato Francês. Junho de 2019: Rompimento do ligamento do tornozelo direito às vésperas da Copa América. 2021: lesão no adutor – 36 dias fora. 2021: lesão no tornozelo – 74 dias fora.
+
Fevereiro de 2023: Entorse nos ligamentos do tornozelo direito, contra o Lille, pelo Campeonato Francês. 17 de outubro de 2023: Ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo na partida contra o Uruguai, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.
+
Ufa! Ainda bem que nosso Neymar se recupera muito bem da cirurgia a que se submeteu na última quinta-feira, em Belo Horizonte. Que os maldosos “sucuris” tenham vida longa para testemunhar, mordendo a língua, as futuras conquistas do Neymar.