Sassaricando Oscar Nora – 29 de maio de 2019

0

+Foto: Divulgação
Na data de hoje, cem anos atrás, a seleção brasileira conquistava seu primeiro título na Copa América. Ainda como nome de Campeonato Sul-Americano, a competição foi disputada no Brasil por quatro seleções: Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. Construido para esse fim, o Estádio das Laranjeiras reuniu uma multidão de 20 mil torcedores em frenesi constante.
+
Especialmente quando Friedenreich, após 122 minutos do intenso embate entre Brasil e Uruguai, marcou nosso gol da vitória e do título. Resultado legítimo, premiando a crescente paixão do brasileiro por um esporte que até era extremamente viril, mas não acolhia trapaceiros.
+
A lembrança daquele momento marcante me transporta ao cenário do futebol na atualidade, apaixonante como antes, mas, agora também, invadido por jogadores, dirigentes e empresários desonestos – felizmente raros. Todos dançando sinistra sinfonia ao lado de clubes de apostas. Tal realidade, cristaliza a angústia do amigo Hyeróclio Barros, jornalista, escritor e ex-presidente do Barra Mansa, em correspondência que dele recebo,
+

Foto: Arquivo Pessoal

“Amigo Oscar Nora, o sentimento de amor ao esporte, futebol, em especial, levou-me a escrever o texto anexo logo conheci a triste notícia que envolvia o nosso Leão do Sul. A história, a saga do Barra Mansa Futebol Clube no futebol brasileiro é de magnitude tamanha que até hoje não entendo possa ter sofrido a agressão que maculou seu nome como o próprio nome da cidade.
+
Tenho esperança de ainda viver e vibrar novamente com emoções iguais às que no passado o Leão proporcionou. Sonhar é bom. O sonho humano é algo poderoso. Quando se acredita e se decide realiza-lo. “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”, escreveu Fernando Pessoa que me inspira e faz crer em suas palavras.
+
As palavras têm alma quando saem do coração e o meu abriga um sentimento irreprimível ao esporte o que me leva a extremos otimismos. Cumprimenta-o o amigo e admirador, Hyeróclio.”
+
Caro amigo Hyeróclio, você tem razão. Contudo, tenho certeza de que a espada de Têmis terá o peso necessário para castigar os charlatões que vitimaram o Barra Mansa. Agora, novos tempos estão surgindo na história do glorioso Leão Sul. Receba meu abraço e recíproca admiração.

Inicialmente programado para 1918, o evento foi adiado para 1919 em virtude do surto de gripe no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

A Copa América 2019 será a 46ª edição do torneio cujo maior ganhador e participante é o Uruguai com 193 jogos disputados. Na sequência estão a Argentina/180, e o Brasil/174. Curiosamente, quando a Copa América foi realizada no Brasil ou no Uruguai, os anfitriões foram os campeões. Brasil, Argentina e Uruguai estão sempre em destaque. Em todos os torneios já disputados, pelo menos um deles esteve entre os quatro primeiros colocados.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !