Sassaricando – Oscar Nora – 27 de abril de 2019

0

Foto: Divulgação CBF

São Paulo x Botafogo, Flamengo x Cruzeiro, Atlético Mineiro x Vasco da Gama e Fluminense x Goiás são os jogos dos times do Rio na primeira rodada do Campeonato Brasileiro série A. Até dia 15 de dezembro, quando se conhecerá o campeão nacional de 2019, serão 760 partidas e mais de mil gols.

+

Entre tantos gols, alguns deles para valer exigirão o selo de legalidade do VAR, assistente eletrônico que passa a ajudar o árbitro na decisão final. No futebol moderno, rico em dúvidas e interesses diversos, entre eles sites de apostas milionárias, o novo auxiliar é promovido de figurante para protagonista.

+

O futebol hoje em dia é um ativo capitalista. Para se ter uma ideia dessa realidade, basta conferir a soma dos orçamentos de 2019 dos 20 clubes brasileiros no Brasileirão Série A: cinco bilhões e quinhentos milhões de reais. O Flamengo – 765 milhões de reais – tem o maior orçamento. O Palmeiras – 562 milhões de reais é o segundo afortunado.

+

A soma dos orçamentos dos clubes paulistas – mais de 1 bilhão e 800 milhões de reais – faz de São Paulo o estado mais rico do Brasileirão. Na sequência vêm o Rio de Janeiro – 1 bilhão e quase 500 milhões. Em terceiro o Rio Grande do Sul – 816 milhões – e Minas Gerais com 691 milhões.

+

Primo Rico no Rio de Janeiro, o Flamengo olha no retrovisor e vê, bem longe, o Botafogo com orçamento de 246 milhões. Ainda mais atrás, enxerga o Vasco da Gama com 238 milhões e finalmente o Fluminense com 212 milhões de orçamento.

+

Qual segredo faz o Flamengo e o Palmeiras serem mais ricos que seus adversários? Princípios de marketing e gestão empresarial é a resposta que o futebol moderno exige, como sinaliza a excelente reportagem dos companheiros Luiz André Rosa e Luiz Cosenzo, no jornal FOLHA DE SÃO PAULO.

Receitas do CR Flamengo

+

Esta tarde, 16 horas, no Raulino de Oliveira, o Voltaço começa contra o Atlético Acreano sua longa jornada na série C do Campeonato Brasileiro. O que espanta são os 13 mil, 715 quilômetros e 200 metros a viajar: equivale a 959 quilômetros a mais do que uma volta completa no planeta Terra pela linha do Equador.

+

A partir de hoje a Arena Esportiva de Volta Redonda ficará aberta nos finais de semana para a prática de exercício físico. De sete ao meio dia, para uso da população em caminhadas e corridas com supervisão de um profissional de educação física do município. Na parte da tarde, de 14h às 17h, para atividades das equipes representativas de rugby, futebol americano e beisebol. Dos três, o rugby esteve na Olimpíada Rio/2016. O beisebol estreia nos jogos em Tóquio no ano que vem.

Deixe um Comentário