Sassaricando – Oscar Nora – 26 de novembro de 2022

0


+

Foto: Arquivo pessoal de Edinho Silva

+

 

O futebol começou a ser praticado no Qatar por volta de 1940, quando houve a descoberta das reservas de petróleo em Dukhan. O esporte se institucionalizou e a Seleção Catariana de Futebol passou a representar o Qatar nas competições da Fifa. O título mais importante dos qatarianos foi em 2019 ao vencer o Japão por 3 a 1 e conquistar a Cópia da Ásia.
+

 

+
Há 42 anos – noite fria de 2 de julho de 1980 – a seleção do Qatar esteve em Volta Redonda enfrentando o Voltaço. De pé, terceiro na foto da esquerda para a direita, meu amigo Edinho Silva, tem guardada a ficha técnica do amistoso: Estádio Raulino de Oliveira | Árbitro: Reginaldo Mathias | Gol: Amauri | Volta Redonda: Renato; Valdir, Mauro Cruz, Edinho e Jorge Luis; Carlinhos, Ademir e Coca; Durval, Amauri e Orlando. Téc.: João Francisco. | Qatar: Hossain; Kamis, Adil, Sultan e Samir; Magide, Hassan e Mattar; Sallei, Mansour e Dohan. Téc.: Evaristo de Macedo.
+
Superado o adversário mais temido nesta fase de grupos, a seleção brasileira pode até se classificar antecipadamente para as oitavas de final nesta segunda-feira. Brasil e Suíça vão se enfrentar liderando o Grupo G, o Brasil em primeiro lugar pelo saldo de gols. Copa é Copa, mas vale lembrar que Brasil/1º/1.841,30 pontos e Suíça/15º/1.635,92 no ranking da Fifa, sugere quem é o favorito.
+
Brasil x Suíça se enfentam às 13 horas, os dois sabendo o resultado de Sérvia x Camarões, disputado antes, às 7 da manhã. Para a seleção brasileira existem três situações de classificação já na segunda rodada da fase de grupos: a) Brasil ganha e Sérvia ganha, Brasil classificado; Brasil ganha e Sérvia empata, Brasil classificado; c) Brasil ganha e Sérvia perde, a vaga está praticamente encaminhada.
+
Única seleção de futebol participante de todas as edições da Copa do Mundo, o inicio da seleção brasileira no torneio foi com derrotas. Na primeira Copa, em 1930, a Iugoslávia venceu por 2 a 1. Na segunda, 1934, vitória da Espanha por 3 a 1. Depois disso, nunca mais a seleção brasileira perdeu na sua estréia. Em 1938, inclusive, venceu por 6 a 5 a seleção da Polônia e o artilheiro da competição foi Leônidas da Silva com 7 gols.
+
Por falar em artilheiro, Ronaldo Fenômeno assistiu o Brasil 2 a 0 na Sérvia em quarto de hotel no Qatar, onde está em isolamento depois de testar positivo para Covid-19. Gente boa, deve ter vibrado com o belo gol de Richarlison. Ronaldo lidera o grupo de artilheiros em jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo.
+
É uma turma de respeito: Ronaldo, 15 gols; Pelé, 12 gols; Jairzinho e Vavá, nove gols cada um; Ademir, Leônidas e Rivaldo, 8 gols cada um; Careca, 7 gols, Bebeto e Rivelino, 6 gols cada um; Garrincha, Romário e Zico, 5 gols cada um.

Deixe um Comentário