Sassaricando – Oscar Nora – 25 de maio de 2021

0

Foto: Divulgação

Um século atrás os movimentos culturais e de comportamento começaram a sofrer grandes transformações em todo mundo e no Brasil. Antigos conceitos foram sendo substituídos por uma nova linhagem, influenciados em grande parte pela Semana da Arte Moderna e a revista “Fon-Fon”, a publicação mais ousada e famosa da época.
+
Com maiôs que cobriam totalmente o tronco, quase toda a coxa e meias até o joelho, as mulheres passaram a frequentar as praias, mas sem abrir mão de serem tratadas por “mademoiselle”. Se minhas queridas e saudosas avós Clara e Rosa, lindas jovens em 1920 aparecessem, de repente, no mundo de hoje, tomariam um enorme susto ao constatar os grandes avanços sociais e de comportamento da mulher.
+
Depois de amanhã, a arbitragem feminina brasileira irá protagonizar mais um capítulo histórico dessas justas e merecidas conquistas, com a primeira partida da Copa Libertadores da América comandada por uma equipe de arbitragem totalmente feminina.
+
Na partida Defensa y Justicia x Independiente del Valle, a brasileira Edina Alves Batista será a árbitra principal, tendo como assistentes de linha sua compatriota Neuza Inês Back e a chilena Cindy Nahuelcoy. A quarta árbitra será María Belen Carvajal, do Chile, a analista de arbitragem será a argentina Sabrina Lois e Ana Paula de Oliveira, outra brasileira, atuará como analista de vídeo.
+
Edina e Neuza também são pioneiras no futebol masculino do Brasil. Em 2019 atuaram na partida CSA e Goiás, do Campeonato Brasileiro. Meses depois estiveram na Copa do Mundo da França, comandando a semifinal entre Estados Unidos e Inglaterra. Em fevereiro deste ano, as duas fizeram parte do primeiro trio, 100% feminino, a apitar uma partida de futebol masculino profissional da FIFA, durante o Mundial de Clubes de 2020.
+
A seleção chilena anunciou ontem a lista de convocados para seus jogos nas Eliminatórias da Copa do Mundo, dia 3 de junho contra Argentina e, dia 6, contra a Bolívia. Entre os convocados estão Mauricio Isla do Flamengo, César Pinares do Grêmio, Carlos Palacios do Inter e Eduardo Vargas do Atlético-MG. Com a convocação, o Flamengo perderá seu lateral direito nas duas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro – Palmeiras no próximo domingo, Grêmio dia 5 de junho – e Coritiba, pela Copa do Brasil, dia 10 de junho.
+
Esta noite em Buenos Aires o Fluminense enfrenta o River Plate. Com significativas mudanças na defesa, meio de campo e ataque, os tricolores precisam vencer para não depender de um tropeço do Júnior Barranquilla e avançar na Libertadores. A temperatura está baixa na Argentina. Por essa razão, conscientes da má atuação que tiveram na decisão do estadual, Calegari, Danilo Barcelos, Yago Felipe, Kayki e Luiz Henrique pediram ao roupeiro agasalhos reforçados para não sentir frio no banco de reservas.
+

Foto: Wagner Carmo/CBAt

+
Neste domingo o fundista Daniel Ferreira do Nascimento participou do Campeonato Nacional de Maratona “El Bicentenario del Perú”, obtendo o índice olímpico com a melhor estreia de um sul-americano na distância em toda a história. A marca de Daniel é a quinta melhor da história na América do Sul, atrás de outros quatro brasileiros: Ronaldo da Costa, Marilson Gomes dos Santos, Vanderlei Cordeiro de Lima e do volta-redondense Luiz Antônio dos Santos. Daniel, Paulo Roberto de Almeida e Daniel Chaves da Silva representarão o Brasil na maratonados Jogos Olímpicos que será disputada em Sapporo, no Japão.
+

+

error: Conteúdo protegido !