+
Tempo de leitura: 2 minutos e 57 segundos
+
O lance que resultou no gol do Remo, foi o mais polêmico no empate do Voltaço, sábado passado em Volta Redonda. A turma do Rogério Corrêa vencia por 1 a zero e o Remo fazia seguidos ataques. Faltando uns dois minutos para terminar a partida, o goleiro Jean Drosny caiu na área. O árbitro viu, mas não paralisou o jogo. Segundos depois, marcou um pênalti a favor do Remo.
+
O pênalti existiu? Sim, existiu. Mas, certamente não teria acontecido, se o árbitro tivesse paralisado a partida para atendimento do goleiro. O árbitro agiu corretamente? No caso e, em situações semelhantes como a que ocorreu na cidade do aço, a resposta gera outra polêmica como a que um dia viveu o ex-árbitro Leonardo Gaciba.
+
Recordando, na Copa do Brasil de 2013, no primeiro gol do Cruzeiro, houve um choque do goleiro Márcio do Atlético Goianiense com seu zagueiro. O jogo prosseguiu e o goleiro ficou caído. Também em segundos, o Cruzeiro voltou a atacar e Lucca marcou, livrando-se do goleiro que repentinamente se levantou tentando fazer a defesa.
+
Nos dois casos, do ponto de vista legal, os árbitros agiram corretamente? Diz a regra que o árbitro é responsável por controlar a partida, podendo interromper, suspender ou finalizar o jogo quando julgar necessário, caso haja infrações às regras. As decisões do árbitro são definitivas.
+
A opinião dos colegas comentaristas de futebol, entre eles o excelente analista Carlos Samuel, é que quando Jean Drosny caiu o árbitro deveria paralisar o jogo. Mas que não o teria feito porque já percebera a intenção de fazer cera do goleiro, tanto que já o havia advertido com cartão amarelo. Concordo e acrescento: Se o Jean deu mancada, o Leo Rico, fazendo o pênalti, deu mancada muito maior.
+
Apesar do balde de água fria pelo empate, o Voltaço pode antecipadamente se classificar para a Série B no sábado que vem. Para isso, certamente, não lhe faltará, novamente, a entusiástica força da torcida que apoiou no último jogo.
+
Amanhã, Vasco x Atlético Mineiro fazem a primeira partida da semifinal da Copa do Brasil. O jogo do Flamengo contra o Corinthians será dia 2 de outubro uma vez que, na quinta/26, tem o Racing. O líder Botafogo descansa até sábado/28, quando jogará contra o Grêmio. O Fluminense, lamberá feridas até domingo/29, quando jogará com o Atlético Goianiense.
Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.