Sassaricando – Oscar Nora – 24 de novembro de 2018

0

Foto: Divulgação

Na última terça-feira, dia 20, foi o Dia da Consciência Negra. O feriado regional em seis estados brasileiros e mais de mil cidades serviu para lembrar que ainda continuamos, inconsequentemente, praticando triste segregação racial em quase todo planeta.
+
Infelizmente, embora moderado em relação a outros países, no Brasil o racismo ainda se manifesta muitas vezes na oportunidade de emprego, no valor do salário e tipo de trabalho, no ambiente social.
+
Contudo, ao mesmo tempo, nosso país tem uma fantástica contribuição mundial na luta pelo respeito à raça negra. Aqui, o sonho de Martin Luther King – “o sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele” – é realidade há mais de um século.
+
Substituindo a expressão “personalidade” por “talento” o futebol brasileiro goleou o racismo. O mundo se rendeu e hoje nosso pioneirismo nacional está aceito em todos os países. Mas não foi uma luta fácil.
+
Quando começou a ser praticado no Brasil, a abolição da escravatura era um fato recente. O futebol, por sua vez, era um esporte da elite, vindo da casta de alunos das universidades inglesas.
+
O Vasco da Gama, primeiro clube do mundo a escalar negros em sua equipe, chegou a ser punido por essa razão. Mas continuou escalando negros e de pirraça construiu o estádio de São Januário, durante muitos anos o maior do Brasil.
+
Ousadia que valeu a pena. Sem ela jamais nos encantaríamos com as genialidades do Didi, do Pelé e tantos outros grandes craques negros que continuam surgindo até o dia de hoje. E nem saborear o “diamante negro”, aquela barra de chocolate inventada para homenagear Leônidas da Silva, criador da jogada de “bicicleta” no futebol!
+

Divulgação/ULTM

As Seleções brasileiras masculina e feminina de tênis de mesa conquistaram os títulos de campeãs do Campeonato Pan-Americano, em Santiago, no Chile. A seleção masculina do Brasil venceu os Estados Unidos na decisão por 3 a 0. A seleção feminina também enfrentou as norte-americanas vencendo por 3 a 2. Com estes resultados, as duas seleções brasileiras se classificaram para a Copa do Mundo por Equipes 2019, em Tóquio, no Japão.

Deixe um Comentário