Sassaricando – Oscar Nora – 24 de dezembro 2019

0


A temporada do futebol profissional em 2019 deixou como legado principal a certeza de que o empenho pela vitória é um principio pétreo na pratica do esporte. Não só do futebol como de qualquer outro esporte.
+
Também deixou bem clara a superioridade dos times europeus sobre os times sulamericanos. Muito em breve essa superioridade será marcante também entre as seleções nacionais dos dois continentes.
+
Dirá o leitor que os times europeus são fortes porque tem os melhores jogadores trazidos de várias partes do mundo a pêso de ouro. É verdade. Firmino, autor do gol do Liverpool é brasileiro; Sadio Mané que lhe deu o passe é senegalês e Mohamed Salah que completa o trio atacante inglês é egípcio.
+
Segundo a empresa Transfermarkt, o valor de mercado desses três jogadores – 390 milhões de Euros (90+150+150) – representa mais do que o dobro do valor de mercado de todo plantel do Flamengo.
+
Infelizmente o futebol é cada vez mais um produto de aplicação financeira, absurdamente manipulado pelos empresários dos jogadores com a conivência, ou submissão e às vezes criminosa sociedade de alguns cartolas.
+
Por isso, vale refletir sobre a reunião tensa entre o presidente Rodolfo Landim e os jogadores do Flamengo, representados pelos capitães Diego, Diego Alves e Everton Ribeiro, às vesperas do jogo decisivo contra o Liverpool. Houve divergência e insatisfação dos atletas a respeito da premiação das campanhas do Campeonato Brasileiro e da Libertadores.
+
O assunto ficou para ser novamente discutido na volta da delegação ao Rio. Ressalte-se que não se conhece a existência de qualquer desvio de conduta dessas pessoas tidas como dignas. Mas o assunto dinheiro e futebol merece reflexão.
+
Obrigado pelo carinho dos leitores e dos patrocinadores desta Coluna.
Boas Festas!

 

+

Foto: Flavio Florido/Exemplus/COB

Em 2019 os atletas brasileiros conquistaram 22 medalhas em Campeonatos Mundiais ou competições equivalentes. É o melhor resultado da história em um ano pré-olímpico. Ao todo, 13 modalidades esportivas foram ao pódio: boxe, canoagem velocidade, esgrima, ginástica artística, judô, karatê, natação, skate park, skate street, surfe, taekwondo, vela e vôlei. Na comparação com outros países,o Brasil ficou entre os 15 melhores do mundo no quadro de medalhas.

Deixe um Comentário