Sassaricando – Oscar Nora – 1º de maio de 2019

0

Os jogos de hoje e amanhã pela segunda rodada poderão dar mais clareza ao que se espera dos clubes do Rio no Campeonato Brasileiro deste ano. Com exceção do Flamengo, teremos novamente, a tristeza de constatar que o futebol carioca cada vez mais se distancia da elite nacional?
+
Ou será que o ocorrido nas estreias do Vasco da Gama, Botafogo e Fluminense – citados nessa ordem pelo número de gols sofridos – foi um caso fortuito? Jogando em casa, no Maracanã, mas ainda assim sendo derrotado pelo Goiás – um clube apenas mediano – o Fluminense pode justificar-se como?
+
E o Botafogo? Pode alegar que teve 72% de domínio na partida contra 28% do São Paulo, que também levou vantagem no número de passes 702 a 271 e nos passes teve 89% de precisão contra 11%. Pode dizer, ainda, que sofreu 23 faltas e cometeu apenas 7. Mas, e daí?
+
O Vasco pode argumentar que a perda do título estadual e a seguida eliminação da Copa do Brasil – tragédias com poucos dias uma da outra – desestabilizaram o time. Pode justificar-se na troca do técnico, na zaga fragilizada, no goleiro titular machucado, no técnico desastrado e na grama artificial no estádio Arena da Baixada que transforma o Atlético do Paraná em temido adversário. Mas, e daí?
+
Tudo bem, pode ser que, de fato, foi uma casualidade o que aconteceu na primeira rodada. Tomara que tenha sido. Mas a verdade é que o futebol do Rio, há algum tempo decadente, começa a temporada nacional com dois clubes na zona de rebaixamento e um terceiro bem perto dela.
+
Nos jogos de hoje e amanhã, Internacional x Flamengo, às 16 horas, apenas o time gaúcho perdeu na primeira rodada. Nos outros jogos, os times do Rio perderam e todos os seus adversários venceram: Hoje, 21h30, Vasco da Gama (P) x Atlético MG (V). Amanhã, 19h15, Santos (V) x Fluminense (P) e, às 20h, Botafogo (P) x Bahia (V).

E.C. 1º de Maio em uma partida em Mendes | Fonte: Facebook/Antigamendes

O Dia do Trabalhador inspirou a criação no Brasil e no mundo de muitos times de futebol com o nome Primeiro de Maio. Nossa região também teve um deles. Foi o Esporte Clube 1° de Maio, criado em 1935 no distrito Santanésia, em Piraí, que tempos depois fundiu-se com o Jabaquara FC originando o CIP – Clube Industrial de Piraí. Como informa http://cacellain.com.br/blog, além de campeão de Barra do Piraí em 1951 e 1959, o Primeiro de Maio teve expressão estadual disputando os Campeonatos Fluminenses de 1952, 1953, 1954 e 1955.

Deixe um Comentário