Sassaricando – Oscar Nora-16 de maio de 2020

0

Depois de dois meses de paralisação, às dez e meia da manhã deste sábado, Borussia Dortmund x Schalke 04 reabrem o Campeonato Alemão de Futebol. Todos sem torcida nos estádios, os demais cinco jogos – hoje à tarde, amanhã e segunda-feira completam a rodada. Liderado pelo Bayern com 55 pontos, seguido do Borussia/51 e do RB Leipzig/50, faltam 9 rodadas para o torneio terminar.
+
A decisão da Bundesliga de reiniciar suas competições esportivas está sendo pacífica. Nem a primeira ministra Angela Merkel nem seus adversários políticos fizeram qualquer oposição. O poder judiciário também está quieto. Requerimentos, sentenças, liminares e sofisticados recursos, dormem sono suave, conhecido metabolicamente como sono profundo.
+
Aflitos, os cartolas brasileiros poderiam aproveitar o exemplo alemão para pressionar a volta do futebol também por aqui. Afinal de contas, o número de infectados pelo coronavirus na Alemanha é maior do que no Brasil. Também proporcionalmente, nosso número de óbitos é menor. Porém, há uma dura realidade.
+
Comparando a qualidade e o êxito na recuperação dos doentes, como aconteceu em 2014, perdemos novamente.

Foto: Divulgação

+
Uma força-tarefa médica e operacional foi criada pela Bundesliga no final de março com a finalidade de gerar um plano para a volta das competições no futebol profissional alemão, em todas categorias, durante a pandemia. A ação, sabiamente oportuna, resultou em minucioso conjunto de medidas.
+
O ônibus exclusivo acabou. Os jogadores, com um mínimo de 1,5m de distância entre eles, chegarão ao estádio em vários veículos. A mesma distância será observada nos vestiários onde, todos sempre com máscara, poderão permanecer no máximo 30 minutos.
O uso do local será alternado entre titulares e reservas.
+
Não haverá entrada no gramado de crianças acompanhando jogadores, cerimônia de abertura, nem aperto de mão ou troca de flâmulas. No banco de reservas, os jogadores se sentarão com um banco vazio entre um e outro garantindo o mínimo da distância de 1,5m.
+
Haverá entrevista coletiva, mas por ligação de vídeo à distância. Como uma partida de futebol envolve vários aspectos funcionais, todos no estádio, incluindo os treinadores e os reservas no banco usarão máscaras. A única exceção será para jogadores e árbitro de campo enquanto a bola estiver rolando.
+
As bolas? As bolas serão desinfetadas antes e durante o jogo.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !