Guerra e Paz é um romance histórico, publicado em capítulos, entre os anos de 1865 e 1869, em jornal da época. Escrita pelo russo Liev Tolstói, Guerra e Paz narra a saga da Rússia durante as guerras napoleônicas comandadas por Napoleão Bonaparte. Tolstói desenvolve no livro a teoria onde o livre-arbítrio tem uma importância menor e todos os acontecimentos só obedecem a um determinismo histórico irrelutável
+
Contrariando Tolstói, a partida desta noite entre Flamengo x Fluminense mostra exatamente o contrário. Utilizando seu livre-arbítrio, agora garantido em lei ao detentor do mando de campo, o Flamengo escolheu o SBT como seu parceiro na exibição do jogo final do campeonato estadual. A decisão rompe uma parceria de longos anos que a Globo talvez imaginasse ser de determinismo histórico irrelutável.
+
Se agora existe uma guerra com a Rede Globo, a paz está voltando com o SBT depois de 22 anos. Em 1998 foi disputada pela primeira vez a Copa Mercosul e faltando 20 minutos para dez horas da noite de 14 de outubro, a bola rolou em Buenos Aires para a partida decisiva do Flamengo contra o Boca Juniors. Na expectativa de assistir ao jogo, os flamenguistas sintonizaram a TV SBT, detentora da exclusividade nas transmissões. Nada.
+
Ao aborrecimento da derrota por três a zero e eliminação do torneio, juntou-se a indignação com a anormal transmissão daquela partida. Ano de eleições, com a propaganda eleitoral gratuita encurtando a grade de programação das emissoras, o SBT não apresentou ao vivo o primeiro tempo do confronto. Somente a partir das dez e quarenta e cinco fez a exibição, e pior, com apenas a metade do jogo.
+
No ano seguinte o SBT abandonou as transmissões esportivas nacionais e internacionais que passaram a ser feitas pela Rede Bandeirantes e em seguida pela Rede Globo assim permanecendo nos últimos anos. Houve até um ano – 2003 – quando as redes SBT e Globo tiveram celebre e histórica briga pela compra dos direitos do campeonato paulista, mas é outra história para ser contada em outra ocasião. O SBT roeu seu cordão umbilical com o esporte com a contratação do apresentador Ratinho.
+
O jogo desta noite, portanto, é histórico. Pela história que contei e pela consagração do Flamengo como maior ganhador do campeonato carioca, uma vez que vencendo passará a ter 36 títulos contra 31 do Fluminense seu seguidor mais próximo. Contudo, como em clássico não há favorito, poderá ser histórico com a derrota do Flamengo e a consequente quebra de invencibilidade do técnico Jorge Jesus. Finalmente, em Guerra de combate contra o coronavírus e em busca da paz de espírito, será histórico por não haver torcedor no Estádio do Maracanã assistindo ao histórico clássico.
+
A redundância às vezes é permitida!