Sassaricando – Oscar Nora – 14 de maio de 2022

0

Foto: Divulgação/Internet

O brasileiro Kaká e o espanhol Ilker Casillas protagonizaram a solenidade de início do Tour da Taça da Copa do Mundo Catar/2022. O giro começou na quinta-feira, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, percorrerá 51 países, pela primeira vez incluindo os 32 classificados para o mundial desse ano. O passeio terminará no Catar, dias antes de começar a Copa do Mundo. Pesando 6 quilos e 142 gramas, o campeão do mundo 2022 levará para casa o troféu que, contudo, continua sendo propriedade da Fifa.
+
Só para recordar, quando o Brasil se tornou tricampeão mundial de futebol, após as conquistas dos títulos mundiais em 1958, 62 e 70, nossa seleção teve posse definitiva da Taça Jules Rimet. Um fato inédito que deveria ter inspirado os dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol a serem mais zelosos com o cobiçado prêmio. Mas, não foi o que aconteceu. Guardada sem maiores cuidados na sede da CBF, na Rua da Alfândega, 70, na noite de 19 de dezembro de 1983, ela foi roubada.
+
Os ladrões, todos de nomes exóticos – Sergio Peralta, Chico Barbudo, Luiz Bigode e Antônio Setta – além do Hermano Juan Carlos Hernandes, enfeitiçados pelos 3 quilos e 800 gramas do troféu, derreteram a taça. Ao serem julgados receberam a leve pena de 9 anos de reclusão. O Peralta subiu e o restante sumiu.
+
Garimpando detalhes sobre os convocados pelo técnico Tite para os amistosos da seleção brasileira no início de junho, descobrem-se curiosidades interessantes. Patrocínio, por exemplo. Treze jogadores são patrocinados pela Nike. A Adidas tem nove deles nos seus custos fixos mensais. A PUMA que deveria ser a devoradora, não é. Ela possui acordo de patrocínio com apenas cinco jogadores.
+
Na geografia sobre a turma chamada pelo Tite, vinte e quatro jogam em outros países. Apenas três atletas atuam no futebol brasileiro atualmente: os palmeirenses Weverton e Danilo e o atleticano Guilherme Arana. Quatro jogadores convocados – Éder Militão, Casemiro, Vinícius Júnior e Rodrygo defendem o Real Madrid.
+
Se a LIBRA, não a do Reino Unido, a Liga do Brasil emplacar, os clubes inconsequentemente gastadores vão ter que se enquadrar.
Como é comum na Europa, será aplicado no Brasil o Fair Play financeiro. Trocando em miúdos, serão obrigados a cumprir limite de despesas. Quem prevaricar terá sanções como a perda de pontos e até rebaixamento.
+
Ainda não aconteceu a rodada do fim de semana mas, até aqui, Botafogo, Fluminense e Vasco estão decolando e o Flamengo bem diferente do esplendor do ano passado. Pior do que ele só o Atlético. Nas últimas seis partidas, o clube mineiro, que arrasou em eficiência em 2021, teve apenas uma vitória, quatro empates e uma derrota.
+

+

Deixe um Comentário