Sassaricando – Oscar Nora – 12 de setembro de 2018

0

A seleção brasileira de futebol encerrou ontem sua rápida excursão pelos Estados Unidos, aproveitando a janela da data Fifa para os selecionados nacionais. Como o jogo foi à noite, quando esta Coluna já foi enviada para o jornal, não dá para comentar tudo que aconteceu, exceto sob um aspecto.
+

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ontem atuou como titular o zagueiro Dedé, nascido e criado em Volta Redonda, exportado para brilhar entre os craques brasileiros. Fato que é uma alegria para nossa região, há mais de meio século sempre representada por um filho ilustre na composição da seleção mais vitoriosa do futebol mundial.
+

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na seleção brasileira dos anos 50 do século passado, brilhava Jair Rosa Pinto/Barra Mansa/Quatis/21 de março de 1921. Com sua agilidade e o chute potente, por questão de segundos quase o Jajá de Barra Mansa, como era conhecido, se tornou o herói brasileiro na Copa de 1950.
+

Nas seleções seguintes, Antônio Evanil da Silva – Coronel/Barra Mansa/Quatis/27 de janeiro de 1935 e Paulo Ângelo Valentim – Paulinho Valentim/Barra do Piraí/20 de novembro de 1932, eram os protagonistas. Na decisão do Campeonato Sul-americano de seleções, em 1959, em Buenos Aires, na partida contra a seleção do Uruguai, durante uma briga generalizada, no melhor estilo Maguila e Mike Tyson os dois salvaram Didi, Bellini e outros companheiros da fúria celeste.
+

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cláudio Adalberto Adão – Cláudio Adão/Volta Redonda/2 de julho de 1955, atuou em dezenas de clubes e na seleção brasileira olímpica. Ele faz parte de uma geração de craques como ele, infelizmente afogada no mergulho da seleção brasileira no mar do ostracismo após o tricampeonato mundial de 1970.
+

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Wanderley Alves de Oliveira – Deley/Volta Redonda/28 de agosto de 1959, foi outro craque tragado neste cenário da seleção nacional que durou 24 anos até o tetracampeonato de 1994. Ainda assim, com seus passes perfeitos, nos oito jogos em que atuou teve o saldo de 6 vitórias, um empate e uma derrota, incluída uma vitória sobre o Uruguai em 1984.
+

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Embora não tenha nascido por aqui, Osmar Donizete Cândido – Donizete Pantera/Prados/MG/24 de outubro de 1968 é cria do Volta Redonda. Atuou pela Seleção Brasileira entre 1995 e 1998. Estava para ser chamado para a Copa do Mundo na França. Zagallo preferiu levar um volante no lugar do atacante Romário. O destino, quem sabe, tirou-lhe a chance de entrar no lugar de Ronaldo na decisão contra a França.
+

Felipe Melo de Carvalho – Felipe Melo/Volta Redonda/26 de junho de 1983/titular da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2010, hoje joga no Palmeiras. Ramires Santos do Nascimento/Barra do Piraí/24 de março de 1987, seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014, joga atualmente na China e negocia o retorno a Portugal.
+
Tomara que Dedé tenha brilhado na partida da seleção brasileira. Será uma alegria para todos nós, mas uma tristeza nostálgica para os vascaínos. Afinal, 5 desses craques jogaram no Vasco. Infelizmente, hoje em dia, um clube onde o time principal não é favorito nem em coletivo do treinamento.

Deixe um Comentário