Sassaricando – Oscar Nora – 10 de novembro de 2018

0

 


Desde 2003, quando na sua 47ª edição o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no sistema de pontos corridos, o maior torneio continental de clubes de um mesmo país jamais chegou ao seu final com tantas possibilidades de terminar bem diferente do que a tabela de classificação exibe neste momento.
+
Neste final de semana será disputada a rodada de número 33. Como são 38 rodadas restam, portanto, 5 rodadas para se saber quem será o campeão, quais clubes se classificarão para a Copa Libertadores da América ou para a Copa Sul-americana e quais sucumbirão para a segunda divisão nacional do futebol brasileiro.
+
A Taça de 2018 já flertou com vários pretendentes. Em alguns casos deu até a impressão de que o namoro ira evoluir para casamento. Foi um engano. Um por um, como dama inquieta e insegura, ela foi rompendo namoros e aparentes noivados para desespero e apreensão dos respectivos padrinhos. Fogosa, agora namora com o Palmeiras, mas é impossível afirmar que esse colóquio se transformará em consórcio nupcial.
+
A expectativa no andar de cima do campeonato, onde se disputa o título mais cobiçado do ano e existem vários prêmios de consolação neles incluídos generosos reforços de caixa, em parte é replicada no andar de baixo. Mas com diferenças abismais. No andar de baixo não há prêmio de consolação, não há reforço de caixa. Sem ter o ar puro que refresca no andar de cima, no de baixo inala-se o cheiro de enxofre.
+
Os quatro que ficarão por lá receberão respectivas ordens de despejo. Serão friamente defenestrados para dar suas vagas a novos inquilinos da principal vitrine do futebol brasileiro.
+

Em ambos os casos, contudo, presume-se, mas não se garante, os nomes dos clubes protagonistas nos dois andares. A única exceção é o lanterna Paraná. Com apenas 18 pontos ganhos até agora, mesmo que conquiste os 15 pontos restantes, seu destino de rebaixamento é imutável.
+
Ainda que seja um raciocínio exagerado, Internacional, Flamengo, São Paulo e Grêmio, matematicamente, um deles ainda pode se sagrar campeão. Da mesma forma, Atlético/MG, Santos, Cruzeiro, Atlético/PR, Fluminense, Bahia, Corinthians, Vasco, Botafogo, Ceará e Sport, nessa ordem crescente de probabilidade, um ou uns deles ainda podem ser rebaixados. Claro, todos podemos concordar que essa é uma avaliação exagerada. Tudo bem, mas quem irá discordar que o futebol é uma caixinha de surpresa?
+

Foto: Divulgação

A Cerimônia de Abertura dos Jogos Escolares da Juventude Natal 2018 será segunda-feira, dia 12, na capital do Rio Grande do Norte. Remodelada, será a maior edição do evento desde sua criação, em 2005. Serão cerca de 5 mil alunos-atletas, 2.136 escolas públicas e privadas de todo o Brasil, mais uma delegação do Japão, sede dos próximos Jogos Olímpicos. Os jovens, de duas faixas-etárias (12 a 14 e 15 a 17 anos), competirão em 14 modalidades. Além disso, também participarão de diversas atividades culturais e educativas que fazem parte do evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Deixe um Comentário