RESENDE
A Nova Santa Casa está passando por mais uma obra de reforma com o objetivo de qualificar os leitos para futura habilitação de novos serviços junto ao Ministério da Saúde, conforme o Plano Diretor Hospitalar Estratégico Misto, elaborado no segundo semestre de 2017.
As obras acontecem na enfermaria, na rampa de acesso e na área destinada ao atendimento da saúde mental. Além de tornar o espaço mais adequado para que cada vez mais serviços possam ser oferecidos, as mudanças também terão como consequência um atendimento mais humanizado.
Nas enfermarias, as equipes fazem a troca de toda fiação elétrica para dar maior segurança à estrutura. Para melhorar a prestação de serviço de atendimento hospitalar de cuidados com a saúde mental, a instituição está realizando a reforma da área onde ficava o antigo serviço de imagem
Já na reforma da entrada administrativa da Santa Casa, que visa melhorar o fluxo e acessibilidade ao local, a equipe de mão de obra está construindo uma rampa de acesso para cadeirantes. Uma recepção administrativa também será um dos frutos das obras nesse setor.
O prefeito Diogo Balieiro Diniz disse que a Santa Casa está passando por uma série de reformas, melhorias, ampliações e modernizações nos últimos anos. “A Santa Casa, nos últimos anos, está vivendo uma verdadeira transformação em muitos aspectos. Em estrutura, organização, tecnologia, modernidade, conforto, eficiência e saúde financeira. Sempre é possível melhorar em algum aspecto. Mais uma vez, temos obras com melhorias visando adequar a unidade para oferecer mais serviços à população com qualidade. As obras estão avançando e em breve já entraremos na fase de acabamento”, disse Diogo.
SAÚDE MENTAL
Atualmente, a Santa Casa dispõe de 10 leitos de atenção integral para a área de Saúde Mental, que visa oferecer o acolhimento integral ao paciente em crise até a sua alta hospitalar com reintegração à sociedade. As obras neste setor contemplam um antigo espaço na Santa Casa e buscam melhorar o acolhimento e as condições de tratamento dos pacientes que necessitam dos leitos hospitalares. Neste novo espaço, a Santa Casa oferecerá salas para atendimentos individuais, em grupos, utilizando diferentes recursos e atividades terapêuticas. “O aprimoramento na estrutura do serviço de saúde mental busca ampliar as possibilidades de tratamentos, além de facilitar a identificação dos sentimentos e história de vida do paciente. Vamos propiciar um espaço de escuta e trocas para fortalecer os vínculos sociais, de uma forma que favoreça a retomada da rotina, a ressocialização e a continuidade do tratamento nos serviços de caráter aberto da rede após a alta hospitalar”, explicou o secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira, o Tande.