RESENDE
A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, continua cuidando da saúde da população. A gestão municipal realiza, neste sábado, dia 1º, mais um mutirão de tomografia na Santa Casa de Misericórdia. A previsão é que sejam realizados 60 atendimentos ao longo do dia. A iniciativa tem como objetivo atender aos pacientes que aguardam na fila de espera e acelerar o diagnóstico de doenças.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Jayme Neto, os procedimentos são muitos semelhantes aos realizados no último final de semana. As tomografias são de articulações, colunas, seios, face entre outras partes do corpo. A expectativa, segundo ele, é de que os exames iniciem às 7h30 e sejam finalizados por volta do meio-dia.
Os mutirões de tomografia acontecem periodicamente na cidade a fim de reduzir a espera por exames. Os pacientes que aguardam na fila de espera por exames de tomografia são agendados pela unidade de saúde. É fundamental que os pacientes mantenham os contatos atualizados juntos às unidades de saúde para que as consultas possam ser agendadas.
– Realizamos regularmente os exames em formato de mutirão para evitar que longas filas sejam formadas e que a população realize seus exames de maneira rápida e, claro, desfrutando da estrutura de qualidade da Santa Casa de Resende, que está sendo transformada desde 2017, no início da atual gestão. Vamos repetir a carga realizada no último sábado, com 60 exames – disse o secretário municipal de Saúde, Jayme Neto.
Os mutirões de tomografia são uma importante iniciativa da Prefeitura de Resende para atender à demanda reprimida por exames e garantir que a população tenha acesso rápido e eficiente aos serviços de saúde. A ação também contribui para diminuir a sobrecarga do sistema público de saúde, além de permitir a realização de exames em pacientes que não conseguem fazer em horário comercial.
– Os exames deste sábado, realizados através do SUS, são tomografias sem contraste, que é um método rápido, não invasivo e sem riscos durante a realização, já que não utiliza contraste endovenoso. O último mutirão foi um sucesso e esperamos repetir a dose no próximo sábado – acrescentou Kaio Márcio Paiva, diretor da Santa Casa.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde pede a colaboração dos pacientes no sentido de comparecerem ao local do exame no horário agendado e com todos os documentos necessários em mãos. Isso ajudará a manter a organização do mutirão e garantir que o máximo de pacientes possam ser atendidos.