Santa Casa cria área exclusiva para atendimento de pacientes com suspeita de coronavírus

0

BARRA MANSA

Após passar por rigorosas adaptações, viabilizando um melhor fluxo de atendimentos aos pacientes com sinais e sintomas do novo coronavírus (Covid-19), a Santa Casa de Barra Mansa adaptou uma ala exclusiva para dar seguimento aos procedimentos específicos a esses usuários. Desde o último dia 8 deste mês, o espaço funciona com uma equipe de sete profissionais, contando com dez leitos, divididos pra os atendimentos clínicos e de terapia intensiva. A medida tem como principal objetivo evitar o contato com os demais enfermos e colaboradores da unidade.

O hospital foi dividido em três setores, sendo mantido o do Sistema Único de Saúde (Sus), convênios e criado um exclusivo para pacientes com sinais sintomas respiratórios. Todo o procedimento atende rigorosamente os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde.

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, parabenizou a iniciativa e agradeceu a Santa Casa por trabalhar com o objetivo de manter os demais serviços em pleno funcionamento.

Ele ainda lembrou que o Centro de Triagem de Barra Mansa, na antiga UPA da Região Leste, segue aguardando os dez respiradores e monitores do Estado. Segundo o prefeito Rodrigo Drable, o funcionamento da unidade terá início com dois conjuntos de equipamentos que o município já possui, enquanto aguarda os equipamentos do governo estadual. Apesar de não ter dado uma data concreta para o início do funcionamento, Drable explicou que o secretário de Saúde do Estado informou que o Rio de Janeiro receberá essa semana um lote de 100 equipamentos e dez desses serão enviados ao município.

Rodrigo explicou que a necessidade do Centro de Triagem é para impedir a proliferação do vírus na Santa Casa e na UPA do Centro. De acordo com o prefeito, a Santa Casa é referência para 19 cidades, tendo serviços de alta complexidade, que não podem parar.

ATENDIMENTOS

De acordo com a última atualização da Santa Casa de Barra Mansa, até o momento a unidade coletou amostras de 54 pacientes com suspeita da doença. Desse quantitativo, quatro apontaram positivo e 14 ainda aguardam a chegada do resultado. A unidade não registrou nenhum óbito até o momento.

Deixe um Comentário