Sancionada Lei que institui Dia Municipal Sem Carro

0

RESENDE

Acaba de ser sancionada a Lei 3306/2017, de autoria da vereadora Soraia Balieiro (PSB), que institui o Dia Municipal Sem Carro em Resende. A data passa a integrar o Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município e será comemorada anualmente em 22 de setembro.

Criada com base no Dia Mundial Sem Carro, a proposta prevê a realização de campanhas e atividades educativas para ampliar a adesão da população. De acordo com a vereadora, “o principal objetivo é convidar a todos para uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e conscientizar as pessoas sobre uma mobilidade sustentável, que melhore a qualidade de vida na nossa cidade. Além disso, queremos estimular a adoção de políticas públicas de melhorias no transporte coletivo”.

No Brasil, outras cidades já instituíram o Dia Municipal Sem Carro, como por exemplo, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. A data foi criada na França, em 1997, sendo adotada por vários países europeus a partir do ano 2000.

A adesão não é obrigatória. “A ideia é propor que as pessoas experimentem, pelo menos durante este dia, formas alternativas de mobilidade como a bicicleta, a caminhada ou a carona solidária, reduzindo o número de veículos que circulam pelo município e assim, melhorar a fluidez no trânsito”, explica a vereadora.

Ainda integrando às comemorações da Semana Municipal do Trânsito, com apoio do Projeto Câmara Cultural, estão expostas na sede da Câmara Municipal desde ontem os cartazes e maquetes produzidos por alunos da Rede Municipal. O material foi selecionado em concurso promovido pela Divisão de Educação para o Trânsito da prefeitura que contou com a participação de 16 escolas municipais e dezenas de alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

Também ontem aconteceu um passeio ciclístico, promovido pela Associação de Ciclismo das Agulhas Negras de Resende (ACRAN), com largada em frente ao Posto de Combustível, situado no bairro Morada da Colina. 23

Deixe um Comentário