>
a voz da cidade presencial 2025

Sancionada a Lei da Cota de Tela no Estado do Rio de Janeiro

Por Carol Macedo
728x90 seguranca

PORTO REAL

Foi sancionada pelo governador Cláudio Castro, nessa semana, a Lei 10.152 que prevê a ocupação mínima de filmes brasileiros nas salas de cinema do Estado, fomentando o audiovisual ao diminuir a concorrência entre pequenas produtoras e produções internacionais, além de garantir justiça econômica aos pequenos exibidores. A Lei da Cota de Tela, é de autoria do deputado estadual Munir Neto (PSD). O Rio é o primeiro estado do Brasil a ter uma legislação do tipo.

O autor da lei contou que o projeto foi elaborado em parceria com entidades do mercado, como Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA), Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (SICAV), Associação dos Distribuidores Brasileiros (ADIBRA) e Brasil Audiovisual Independente (BRAVI). “Fizemos a Lei e o governo sancionou. Agora vamos fiscalizar sua regulamentação e cumprimento”, disse Munir, que é presidente da Frente Parlamentar de Fomento do Audiovisual no Rio.

Agora, com a implantação da lei, o deputado acredita que a concorrência entre produtoras brasileiras, principalmente as menores, e produções de países desenvolvidos que investem milhões de dólares em publicidade, será menos injusta. “Ao ter a cota, a indústria fluminense ganha estímulo para produção de filmes, gerando desenvolvimento econômico e emprego e renda em vários segmentos associados”, acrescentou.


No Brasil a cada R$ 1 gasto no audiovisual, R$ 2,90 são injetados na economia, pois o setor impacta turismo, transportes, tecnologia, alimentação, locação de equipamentos e outros. A Cota de Tela é adotada em países referência da produção audiovisual, como Coreia do Sul, Espanha e Itália.

FRENTE PARLAMENTAR

Munir Neto preside a Frente Parlamentar de Fomento do Audiovisual no Estado, que tem caráter pluripartidário. Além dele, integram a Frente os deputados Luiz Paulo (PSD), Dani Balbi (PC do B), Martha Rocha (PDT), Dani Monteiro (PSOL) e Célia Jordão (PL). O objetivo da Frente é fomentar o audiovisual no estado, adequar a legislação, democratizar o acesso aos investimentos, promover a interiorização, garantir a diversidade e ampliar a participação de produtoras menores.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos