BARRA MANSA
Desde 2013 o Coletivo Sala Preta oferece um curso de teatro para multiplicar sua metodologia de pesquisa e criação artística. Em sua oitava edição, o Curso Sala Preta pretende promover a experiência teatral a partir de diferentes enfoques. Durante os dias seis, 13 e 20, o coletivo oferece aos interessados aulas experimentais gratuitas. As aulas são sempre às quintas-feiras, das 18h30min às 22 horas, no Tulhas do Café, no Parque da Cidade.
O curso é oferecido para maiores de 14 anos. As inscrições podem ser feitas no local da aula ou pelo email [email protected]. Moradores do bairro Bom Pastor, vizinhos ao espaço que o Sala Preta ocupa há oito anos, tem bolsa integral. A mensalidade é de R$ 100 e os ex-alunos do curso tem desconto de 40%. Interessados podem entrar em contato através do whatsapp (24) 99843-5247.
De acordo com o professor e integrante do Sala Preta, Danilo Nardelli,neste ano, o Curso Sala Preta propõe aos participantes jogos e improvisação, além de módulos complementares com conteúdos específicos como música, máscaras teatrais, visualidade cênica, comunicação criativa, espaço e dramaturgia que integram uma montagem cênica criada coletivamente e com apresentações públicas ao final do curso.
Além de propor práticas simultâneas em jogos e improvisação, música e ritmo cênico, o curso Sala Preta desenvolve processos dramatúrgicos colaborativos. Desde o seu início, o Curso Sala Preta pretende promover a experiência teatral a partir de diferentes enfoques como, por exemplo, o corpo, o espaço, a visualidade, o ritmo, voz e canto, entre outros. “O Curso Sala Preta, sempre foi pra nós do coletivo, um laboratório de experimentações de nossas práticas. Cada integrante desenvolve sua área de interesse e multiplica as técnicas e exercícios que aprende em seus aprimoramentos. Ao longo desses anos de curso fomos percebendo nossa vocação, enquanto grupo e também enquanto professores/diretores pelos processos dramatúrgicos autorais que resultam em espetáculos originais”, explica Danilo.
Em seu 8º ano de edição, mais de 200 alunos já passaram pelo Curso Sala Preta. Todas as turmas finalizam-se com a montagem de um espetáculo. Em 2013, deu-se a montagem ‘O Casamento do Pequeno Burguês’, de Bertold Brecht; em 2014, duas montagens, ‘Transreal’, dramaturgia em processo e ‘Cenas do Absurdo’, colagem com grandes nomes do Teatro do Absurdo. Em 2015, também com duas turmas em duas montagens: ‘A Margem que te beira’, dramaturgia em processo e ‘O Parturião’, comédia de Luís Alberto de Abreu. Em 2016, ‘#NANUVEM’, em 2017, ‘Chora Agora Ri Depois’; em 2018, o espetáculo ‘Feira Medieval de Variedades’; e por fim, em 2019, o espetáculo ‘Família Láctea’.