BARRA MANSA
Estão abertas as inscrições para o curso de teatro oferecido pelo Coletivo Teatral Sala Preta. Esta é a 7ª edição do curso que acontece às quintas-feiras, das 18h30min às 22 horas, no Tulhas do Café, Parque da Cidade. As aulas iniciam no dia 21 de fevereiro e seguem até dezembro com a apresentação de um espetáculo de conclusão do curso.
Para os interessados, é possível realizar duas aulas experimentais grátis. O curso é oferecido para maiores de 16 anos. As inscrições podem ser feitas no local do curso, pelo e-mail [email protected] ou ainda pelo Whatsapp (24) 99237-7367.
As aulas são desenvolvidas por meio de uma dramaturgia em processo e dividido pelos módulos de visualidade, figurino, voz e canto, comunicação criativa, encerrando com a montagem de um espetáculo. O curso é oferecido para maiores de 16 anos e a mensalidade é de R$ 90.
O curso
Além de propor práticas simultâneas em jogos e improvisação, música e ritmo cênico, o curso Sala Preta desenvolve processos dramatúrgicos colaborativos. Desde o seu início, o Curso Sala Preta pretende promover a experiência teatral a partir de diferentes enfoques como, por exemplo, o corpo, o espaço, a visualidade, o ritmo, voz e canto, entre outros.
De acordo com o professor e integrante do Sala Preta, Danilo Nardelli, o Curso Sala Preta, sempre foi pra nós do coletivo, um laboratório de experimentações de nossas práticas. “Cada integrante desenvolve sua área de interesse e multiplica as técnicas e exercícios que aprende em seus aprimoramentos. Ao longo desses anos de curso fomos percebendo nossa vocação, enquanto grupo e também enquanto professores/diretores pelos processos dramatúrgicos autorais que resultam em espetáculos originais”, explica o professor.
Em seu 7º ano de edição, mais de 100 alunos já passaram pelo Curso Sala Preta. Todas as turmas finalizam-se com a montagem de um espetáculo. Em 2013, deu-se a montagem ‘O Casamento do Pequeno Burguês’, de Bertold Brecht; em 2014, duas montagens, ‘Transreal’, dramaturgia em processo e ‘Cenas do Absurdo’, colagem com grandes nomes do Teatro do Absurdo. Em 2015, também com duas turmas em duas montagens: ‘A Margem que te beira’, dramaturgia em processo e ‘O Parturião’, comédia de Luís Alberto de Abreu. Em 2016, ‘#NANUVEM’, em 2017, ‘Chora Agora Ri Depois’; e por fim, em 2018, o espetáculo ‘Feira Medieval de Variedades’.
O coletivo
Coletivo Sala Preta foi criado em 2009 com o desejo de trocar e proliferar conhecimentos artísticos. Passados 10 anos se tornou referência em arte urbana, especialmente em teatro de rua, no Estado do Rio de Janeiro, no Brasil e no exterior. Em 2014 recebeu o Prêmio de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro, destacando-se por um júri técnico entre centenas de empreendimentos culturais de todo o estado.
Além das artes cênicas, o Sala Preta atua em diferentes linguagens e ações artísticas, ainda na construção de políticas públicas e realização de mostras e festivais por meio de intercâmbios. Atualmente são oito integrantes com múltiplas habilidades, como atores, produtores, técnicos, gestores e comunicadores.
Em seu portfólio o coletivo orgulha-se de ter trinta e dois espetáculos entre montagens para crianças e adultos, além de ter realizado inúmeros projetos e pesquisas cênicas.