BARRA MANSA
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) realizou na noite de terça-feira, dia 18, uma audiência pública na Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços (Aciap), para debater o Plano Municipal de Saneamento Básico. A audiência pública, referente aos serviços de abastecimento de água potável e de esgotamento sanitário, é uma exigência da Lei Federal nº 11.445 de 5 de janeiro de 2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico, no qual se identifica, qualifica, quantifica, organiza e orienta todas as ações públicas ou privadas, para que os serviços públicos sejam prestados ou colocados à disposição da sociedade com a máxima eficiência.
O evento contou com a presença da vice-prefeita Fátima Lima, do diretor executivo da autarquia, Fanuel Fernando, do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Roberto de Carvalho, do presidente do Conselho do Meio Ambiente (Condema), Vinícius Azevedo, do vereador José Abel e do secretário da Aciap, Manoel dos Santos Duarte.
O secretário de Meio Ambiente, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, reafirmou a importância da ação de saneamento básico como forma de preservação do Rio Paraíba do Sul. “Nossa posição em relação à parte ambiental é de que é importante haver um planejamento para os próximos 20 anos e entender como o município vai se preparar para o abastecimento de água potável e o tratamento de esgoto. Pedimos que fosse incluída no Plano de Saneamento uma porcentagem da tarifa arrecadada da coleta de esgoto para as compensações ambientais e estarem atentos as ações de preservação do Rio Paraíba do Sul, nosso maior recurso hídrico responsável pela totalidade de abastecimento das cidades do vale Paraíba Paulista, do Sul Fluminense e região Metropolitana do Rio de Janeiro”, disse.
Durante a reunião, Fanuel Fernando citou os principais objetivos do Plano de Saneamento, como a conclusão das obras das Estações de Tratamento de Esgoto dos bairros Ano Bom, Saudade e Barbará. Disse ainda que o grande desafio do Saae é o tratamento do esgoto. “A audiência norteia o rumo a ser tomado pelo município, apontando as prioridades no que se refere à saneamento básico. Estamos em processo de licitação para uma nova estação de tratamento em Saudade, vamos terminar a estação do Ano Bom e estamos trabalhando muito para retomar as obras da estação da Barbará”, disse.