VOLTA REDONDA
Uma comitiva de servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) visitou nesta semana o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Poços de Caldas, em Minas Gerais. O objetivo foi conhecer processos, equipamentos e tecnologias da autarquia mineira, além de trocar experiências.
Com integrantes das áreas técnica e comercial do Saae, a comitiva realizou na cidade mineira um intercâmbio técnico para verificar modelos utilizados no DMAE, tanto na área comercial quanto sobre o sistema para realizar medição remota – modelo que o Saae-VR pretende implantar futuramente.
“O interessante da visita é que conhecemos o sistema que é muito avançado e que seria um grande modelo a ser adotado pelo Saae em Volta Redonda”, ressaltou Guilherme Augusto, assessor da Gerência de Manutenção do Saae-VR que participou do intercâmbio, acrescentando alguns benefícios da medição remota: redução de custos, além de otimização do tempo e minimização de possíveis erros na leitura dos hidrômetros.
O grupo do Saae-VR teve a oportunidade de conhecer setores como Comercial, Administrativo do DMAE, além do Centro de Operações e as estações de tratamento de água e esgoto. A recepção foi conduzida pelo diretor do departamento, Paulo César Silva, que, junto com supervisores e gerentes de diversos setores, apresentou as práticas e inovações implementadas na instituição.
“A troca de experiências e conhecimentos entre as autarquias é fundamental para o aprimoramento contínuo dos serviços de saneamento em todo o país”, afirmou Paulo César Silva, destacando que a visita técnica reforça a importância da cooperação entre as entidades, visando sempre o benefício coletivo e a melhoria da qualidade de vida da população.
Parceria
O diretor-executivo do Saae-VR, Paulo Cezar de Souza, o PC, explica que a recente visita para intercâmbio entre as autarquias é a segunda, já que ele e uma equipe com engenheiros técnicos e de processos já esteve no DMAE.
“Durante apresentação e contatos que tivemos em Ribeirão Preto (SP) e Maricá (Região dos Lagos do Rio), me chamou a atenção a evolução do serviço de água e esgoto de Poços de Caldas, a nível de automação, de práticas de manutenção, controle efetivo de custo, e até de monitoramento online. Então a gente pediu a visita e fomos prontamente atendidos”, explicou o diretor-executivo.
PC falou ainda sobre a importância da troca de ideias e experiências. “Sempre uma instituição está mais evoluída em um certo ponto, enquanto outra está mais em outro ponto, e a troca de ideia faz com que a gente melhore e as outras empresas também. Foi muito proveitoso e vamos realizar uma reunião para apresentação dos relatórios para que todos do Saae tomem conhecimento da visita, do que foram as propostas que o pessoal julgou importante e como pretendemos implementar”.
Fotos de divulgação da Prefeitura de Poços de Caldas (MG).
Secom/PMVR