>
241129 univs0001 crtst182 medicina a voz da cidade 970x150

Saae de Volta Redonda investe em melhoria no abastecimento de água em 2024

Novas Redes de Água e Esgoto também foram instaladas ao longo do ano

Por Bruna Cuconato
whatsapp image 2024 12 26 at 10.22.47
728x90 parque

VOLTA REDONDA

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) tem realizado investimentos significativos ao longo de 2024 para melhorar a infraestrutura de abastecimento de água e coleta de esgoto na cidade. Entre as principais ações, destacam-se o reparo e a construção de mais de 5 quilômetros de redes de água e esgoto, além da reforma e modernização de reservatórios e a implementação de novas tecnologias, como o booster móvel, para garantir maior eficiência no fornecimento de água para a população.

Investimentos em redes e reservatórios

De acordo com o Saae-VR, o departamento de Obras da autarquia foi responsável pela execução de mais de 2 mil metros de novas redes de água e esgoto ao longo de 2024, com um investimento superior a R$ 800 mil em oito importantes obras. Além disso, a autarquia também investiu em melhorias, como a instalação de novos reservatórios para aumentar a capacidade de abastecimento de água em várias áreas da cidade.

Com recursos próprios, como maquinário e equipe especializada, o Saae-VR construiu cerca de 2,8 mil metros de novas redes, divididos igualmente entre água e esgoto. Ao todo, a cidade recebeu mais de 5 mil metros de novas tubulações ao longo do ano. A manutenção e modernização dos mais de 65 reservatórios da cidade também foram priorizadas, com 15 já reformados até o final de 2024.

Booster móvel para melhorar o abastecimento

Em 2024, o Saae-VR implementou uma nova tecnologia para melhorar o abastecimento de água, especialmente em áreas mais altas e de difícil acesso. O booster móvel, uma motobomba alimentada a diesel, foi colocado em operação para bombear água de pontos mais baixos para as regiões mais altas, garantindo o abastecimento mesmo em casos de falta d’água. O equipamento tem sido utilizado com sucesso em situações de emergência. “Este ano tivemos muitos desafios superados, com investimentos intensos em ações preventivas e reparos, além da construção de novas redes para melhorar o atendimento à população”, afirmou o diretor-executivo do Saae-VR, Paulo Cezar de Souza, conhecido como PC.


Capacitação e Qualificação de Funcionários

Além dos investimentos em infraestrutura, o Saae-VR também focou na capacitação e qualificação de seus funcionários ao longo do ano. Segundo PC, diversos cursos de especialização foram oferecidos aos colaboradores, visando aprimorar as competências da equipe. Em um gesto de valorização dos trabalhadores, PC anunciou que a nova sede do Saae Esporte Clube passará por uma reforma completa. A proposta é criar um ambiente de lazer mais acessível aos funcionários e seus familiares, com quadras, sauna, churrasqueiras e bar, que poderão ser usados fora do expediente e durante os fins de semana. A reforma será financiada com recursos provenientes da venda de material inservível leiloado pela autarquia.

Planejamento para 2025

O Saae-VR já está se preparando para os desafios de 2025, com a continuação das obras de substituição das redes de água e esgoto que estão em fase final de vida útil, além da reforma de outros reservatórios da cidade. “O planejamento para 2025 inclui grandes obras, como a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro Aero Clube, que está com o projeto em fase final de aprovação. A obra, que deve ser iniciada em breve, será fundamental para garantir o abastecimento de água por pelo menos 20 anos”, informou o diretor-executivo. O investimento para a construção da nova ETA será de cerca de R$ 90 milhões, com recursos divididos entre a Prefeitura de Volta Redonda e o Governo do Estado.

Outra importante melhoria prevista para 2025 será a instalação de geradores na ETA Belmonte, cuja licitação já está em andamento. Os geradores garantirão o funcionamento contínuo da estação em caso de quedas de energia ou durante manutenções preventivas, evitando descontinuidade no abastecimento, especialmente em períodos de alta demanda, como o verão. “O sistema de geradores vai permitir que a ETA Belmonte continue operando mesmo durante falhas de energia, o que é essencial para evitar o desequilíbrio do sistema de abastecimento”, explicou Paulo Cezar de Souza. O objetivo é evitar que uma falha de apenas algumas horas prejudique a produção de água e, consequentemente, o fornecimento para a população e para os municípios vizinhos de Barra do Piraí e Barra Mansa, que também são atendidos pela estação.

Com essas ações, o Saae-VR busca garantir a continuidade e a qualidade no abastecimento de água e na coleta de esgoto em Volta Redonda, além de melhorar a infraestrutura da cidade para as gerações futuras.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos